O TEXTO pode ser caracterizado como:
TEXTO
Água - A economia que faz sentido
Ao colocar a teoria em prática e reduzir o consumo do precioso líquido, a garotada compreende as campanhas contra o desperdício
A água é um recurso finito e não tão abundante quanto pode parecer; por isso deve ser economizada. Essa é uma noção que só começou a ser difundida nos últimos anos, à medida que os racionamentos se tornaram mais urgentes e necessários, até mesmo no Brasil, que é um dos países com maior quantidade de reservas hídricas — cerca de 15% do total da água doce do planeta. Não é por acaso que cada vez mais pessoas e organizações estão se unindo em defesa de seu uso racional. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), no século 20, o uso da água cresceu duas vezes mais que a população. A situação é tão preocupante que existe quem preveja uma guerra mundial originada por disputas em torno do precioso líquido.
Para não se chegar a esse ponto, a saída é poupar — e o esforço tem de ser coletivo. "São questões de comportamento e atitude que se encontram no centro da crise", diz o relatório da ONU sobre água no mundo. Muitas vezes as crianças têm maior consciência do problema do que seus pais, graças às escolas. (...)
( Disponível em:<http://acervo.novaescola.org.br/ciencias/fundamentos/aguaeconomia-faz-sentido-426109.shtml>. Acesso em: 26 dez.2016)
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Temos um ponto de vista sendo defendido no texto, e está claro no último parágrafo.
Gabarito letra D!
Gabarito Letra D
Dissertar significa falar sobre algo, explicar um assusto, discorrer sobre um fato, um tema. Nesse sentido, a dissertação pode ter caráter expositivo ou argumentativo:
Dissertação-Expositiva: Apresenta ideias sobre um determinado assunto, o objetivo principal é informar, esclarecer.
Ex: Resumos, textos científicos, textos expositivos de revistas e jornais.
Dissertação-Argumentativa: Defende ideias ou um ponto de vista do autor, além de trazer explicações, esse tipo de texto busca persuadir, convencer o leitor de algo, o mais importante é haver uma progressão lógica e coerente das ideias, sem ficar no que é vago.
Ex: Crítica, editorial de jornais e revista.
Professora Giancarla Bombonato.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo