Sobre as situações em que se recomenda adiar a vacinação, a...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (30)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B
Vamos entender a questão e o tema abordado. A pergunta se refere às situações em que se recomenda adiar a vacinação. É crucial que os profissionais de enfermagem saibam identificar corretamente essas situações para garantir a segurança dos pacientes e a eficácia das vacinas.
Vamos analisar cada alternativa:
A - Dose imunossupressora de corticoesteroides – 30 dias após a suspensão do tratamento.
Justificativa: Esta afirmação está correta. Pessoas que estejam recebendo doses imunossupressoras de corticoesteroides devem aguardar pelo menos 30 dias após a suspensão do tratamento para receber vacinas, especialmente aquelas com vírus vivos atenuados.
B - Peso inferior a 4 Kg e quando apresentar lesões de pele por todo o corpo para a vacina BCG.
Justificativa: Esta é a alternativa incorreta. Não há contraindicação formal para a vacina BCG em recém-nascidos com peso inferior a 4 kg, desde que estejam clinicamente estáveis. As lesões de pele também não são uma contraindicação absoluta, a não ser que sejam indicativas de uma condição imunossupressora.
C - Outras terapêuticas imunodepressoras como quimioterapia antineoplásica, radioterapia – adiar por 3 meses após a suspensão do tratamento (vacinas virais vivas atenuadas).
Justificativa: Esta afirmação está correta. Pacientes que passaram por tratamentos imunossupressores, como quimioterapia ou radioterapia, devem aguardar pelo menos 3 meses após a suspensão do tratamento antes de receber vacinas com vírus vivos atenuados.
D - Imunoglobulina, sangue ou hemoderivados – não vacinar com vacinas vivas atenuadas nas 4 semanas que antecedem e 90 dias após a vacina.
Justificativa: Esta informação está correta. O uso de imunoglobulina, sangue ou hemoderivados pode interferir na resposta imunológica às vacinas vivas atenuadas, sendo recomendado adiar a vacinação por até 90 dias após a administração desses produtos.
E - Doenças febris agudas moderadas ou graves – 48 horas sem episódios febris.
Justificativa: Esta alternativa está correta. Durante doenças febris agudas moderadas ou graves, é recomendado adiar a vacinação até que o paciente esteja afebril por pelo menos 48 horas para evitar confundir os sintomas da doença com possíveis efeitos adversos da vacina.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
peso inferior a 2,5 Kg
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo