Iamamoto (2007) no livro ”Serviço Social em tempo de capital...
Iamamoto (2007) no livro ”Serviço Social em tempo de capital fetiche”, faz uma análise da profissão na divisão social e técnica do trabalho, e aborda as determinações atinentes à mercantilização dessa força de trabalho especializada, inscrita na organização do trabalho coletivo, no processo de produção e reprodução das relações sociais na sociedade brasileira. Sobre esse tema, analise as afirmações abaixo:
I - A autora elucida que o exercício profissional se realiza permeado por tensões entre a alienação do trabalho social no marco da luta dos trabalhadores enquanto classe e o projeto profissional.
II - A autora afirma que o profissional possui autonomia profissional e que ela está relacionada ao estatuto de assalariado e ao Projeto Profissional.
III - Os empregadores determinam as necessidades sociais que o assistente social deve responder; delimitam a matéria; interferem nas condições de atendimento. Impõe as exigências trabalhistas e ocupacionais.
IV - A autora analisa o significado social do trabalho do assistente social - trabalho concreto e abstrato – enquanto exercício profissional que se realiza por meio de trabalho assalariado alienado.
V - A potencialidade do Projeto Profissional é imprimir direção social ao exercício profissional e torná-lo um guia efetivo para o exercício profissional e consolidá-lo por meio de sua implementação objetiva.
Estão CORRETAS as afirmações: