Em: ''Se eu aparecesse lá, iam me rodear e me atrasariam um...
TEXTO
A nova face da nova fama
Antes de descer de seu carro para um compromisso de trabalho, o youtuber paulista Júlio Cocielo, 23 anos, precisa fazer alguns cálculos. Primeiro, ele observa cuidadosamente ao redor, para verificar se há muitas crianças e jovens por perto. Só então avalia se vale a pena sair. ―Quando tem muita gente, principalmente meninada e adolescentes, é certo que vão me parar e não conseguirei andar nem meio metro sem distribuir dúzias de autógrafos‖, diz. Às vezes, Cocielo detecta a multidão, calcula que será um risco desembarcar e fica dentro do carro, à espera do momento certo de dar o bote. Numa semana recente, chegou à porta da agência que cuida de alguns de seus contratos comerciais, a Iquiririm, na Zona Oeste de São Paulo. Era meio-dia. Naquela hora, a entrada de uma escola próxima estava abarrotada de estudantes, que esperavam ser apanhados pelos pais. ―Se eu aparecesse lá, iam me rodear e me atrasariam um monte‖, comentou o youtuber. ―Resolvi esperar.‖ Cocielo permaneceu no veículo por trinta minutos, até que o portão do colégio se esvaziasse, deixando a área livre para que seguisse até a Iquiririm.
Parece exagero, ou mesmo presunção, acreditar que seria atacado por fãs assim que pusesse o pé para fora do carro? Nem um nem outro: é apenas a realidade na qual vive o youtuber, o terceiro maior do Brasil, dono do Canal Canalha, com fenomenais 11 milhões de seguidores (5% da população do país) — atrás apenas dos humorísticos Whindersson Nunes e Porta dos Fundos. (...)
(Disponível em: <http://veja.abril.com.br/tecnologia/julio-cocielo-docanal-canalha-a-nova-face-da-nova-fama/>. Acesso em: 28 dez. 2016)
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
''Se eu aparecesse lá, iam me rodear e me atrasariam um monte'
→ O se é uma conjunção subordinativa adverbial condicional, que introduz uma oração subordinada adverbial condicional, valor de condição.
GABARITO. C
Funções do SE
a) Conjunção subordinativa integrante – Introduz uma oração subordinada substantiva.
Ex: Analisamos se as propostas eram convenientes.
Oração subordinada substantiva objetiva direta
b) Conjunção subordinativa causal – relaciona-se a “já que”, “uma vez que”.
Se não tinha competência para o cargo, não poderia ter aceitado a proposta.
Oração subordinada adverbial causal
c) Conjunção subordinativa condicional – estabelece um sentido de condição, podendo equivaler-se a “caso não”.
Ex: Se tivéssemos saído mais cedo, poderíamos aproveitar mais o passeio.
Or. subordinada adverbial condicional
Pronome
Integrando a classe dos pronomes oblíquos, pode também assim ser classificado:
a) Pronome apassivador – Relaciona-se a verbos transitivos diretos ou transitivos diretos e indiretos, estando na voz passiva sintética.
Dica importante:
No intuito de reconhecer a devida ocorrência, recomenda-se mudar o verbo para a voz passiva analítica.
Ex: Fiscalizaram-se várias CNHs.
Fazendo tal permutação, obteríamos: Várias CNHs foram fiscalizadas.
b) Índice de indeterminação do sujeito – Relaciona-se a verbos intransitivos, transitivos indiretos ou de ligação, uma vez conjugados na 3ª pessoa do singular.
Nota importante:
De modo a identificar tal classificação, basta substituirmos o “se” por alguém ou ninguém.
Ex: Precisa-se de funcionários qualificados.
Alguém precisa de funcionários qualificados.
c) Parte integrante do verbo – integra verbos essencialmente pronominais, ou seja, aqueles que necessariamente trazem para junto de si o pronome oblíquo, denotando quase sempre sentimentos e atitudes próprias do sujeito. São eles: queixar-se, arrepender-se, vangloriar-se, submeter-se, dentre outros.
Ex: Os garotos queixaram-se do mau atendimento.
d) Pronome reflexivo – Neste caso, dependendo da predicação a que se relaciona o verbo, o pronome “se” pode exercer a função de objeto direto, indireto ou sujeito de um infinitivo, assumindo o sentido de “a si mesmo”.
Ex: A garota penteou-se diante do espelho.
e) Pronome reflexivo recíproco – Podendo também funcionar como objeto direto ou indireto, o pronome “se” corresponde a outro. Tal reciprocidade refere-se à ação do próprio sujeito.
Ex: Inacreditavelmente, aqueles amigos parecem respeitar-se.
f) Partícula de realce ou expletiva – Assim como retrata a própria nomenclatura (realce), tal classificação permite que o pronome seja retirado da oração sem para que isso haja alteração de sentido. Neste caso, liga-se a verbos intransitivos, indicando uma ação proferida pelo sujeito.
Ex: Toda plateia riu-se diante das travessuras do palhaço trapalhão.
Notamos que o discurso seria perfeitamente compreensível caso retirássemos o “se”.
https://www.portugues.com.br/gramatica/as-funcoes-se-.html
Quem leu o texto e pensou que poderia ter nascido com o dom de ser youtuber curte aqui...
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo