No transtorno delirante,
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O transtorno delirante, transtorno geralmente raro em que uma pessoa sofre de delírios, mas não de alucinações proeminentes transtornos de pensamento, do humor ou embotamento afetivo.
Delírios podem ser bizarros ou não bizarros no conteúdo;
As pessoas com transtorno delirante podem continuar a se socializar e a funcionar de maneira normal sem apresentarem comportamento estranho.No entanto, a preocupação com idéias delirantes pode ser perturbadora para as suas vidas no geral.
Para que o diagnóstico seja dado, as alucinações auditivas e visuais não podem ser proeminentes, embora possam estar presentes alucinações olfativas ou táteis relacionadas ao conteúdo do delírio.
Os delírios não podem ser devidos aos efeitos de uma droga, medicamento ou condição médica e o transtorno delirante não pode ser diagnosticado num indivíduo previamente diagnosticado com esquizofrenia.
Uma pessoa com transtorno delirante pode apresentar alto desempenho na vida diária.
Tipos:
- Erotomaníaco: ilusão de que outra pessoa, muitas vezes uma figura proeminente, está apaixonada pelo indivíduo. O indivíduo pode infringir a lei na medida em que tenta obsessivamente fazer contato com a pessoa desejada.
- Grandioso: ilusão de poder, conhecimento ou identidade maiores do que na realidade são; ou acreditar ser uma pessoa famosa, alegando que a pessoa que o realmente é, é uma impostora ou imitadora.
- Ciumento: ilusão de que o parceiro sexual do indivíduo é infiel quando isso não é verdade. O paciente pode seguir o parceiro, verificar mensagens, e-mails, telefonemas etc. na tentativa de encontrar "evidências" da infidelidade.
- Persecutório: esta ilusão é um subtipo comum. Inclui a crença de que a pessoa (ou alguém de quem a pessoa é próxima) está a ser tratada malevolamente. O paciente pode acreditar que foi drogado, espionado, prejudicado, assediado e assim por diante e pode tentar buscar "justiça" fazendo denúncias ou até mesmo agindo de forma violenta.
- Somático: delírios caracterizados pela ilusão de sofrer de alguma doença ou deficiência.
- Misto: delírios com características de mais de um dos tipos acima, mas sem predomínio de um tema.
- Não especificado: delírios que não podem ser claramente determinados ou caracterizados em qualquer das categorias específicas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo