O ensino da filosofia, enquanto força de interrogação e de r...
O ensino da filosofia, enquanto força de interrogação e de reflexão (e não como uma disciplina fechada sobre ela mesma) poderia funcionar como o suporte dessa racionalidade crítica e autocrítica, fermento da lucidez com vistas a promover a compreensão humana. É preciso ajudar as mentes a conviver com as ideias que devem funcionar como mediadoras com o real, e não ser confundidas com o real ou servir de meio a sua ocultação.
(MORIN, 2003, p. 54.)
Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. No que tange à filosofia, ela:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa C é a correta.
A questão abordada destaca a importância do ensino da filosofia como uma força de interrogação e reflexão, não como uma disciplina fechada. Isso está alinhado com a visão de que a filosofia deve estimular a lucidez, a racionalidade e a criticidade, permitindo uma melhor compreensão da vida, como mencionado na alternativa correta.
Análise da Alternativa Correta (C): A alternativa C afirma que a filosofia apresenta a preocupação de estimular a lucidez, a racionalidade e a criticidade, permitindo ao sujeito uma melhor compreensão da vida. Isso está em consonância com a abordagem proposta por Morin, que vê a filosofia como um meio de promover a compreensão humana e a convivência com as ideias de maneira crítica e autocrítica.
Análise das Alternativas Incorretas:
A (Incorreta): A afirmação de que a filosofia visa alcançar a "verdade absoluta das coisas" é incompatível com o pensamento filosófico como um todo, que geralmente valoriza a dúvida e a multiperspectividade, ao invés de certezas absolutas.
B (Incorreta): Esta alternativa sugere que a filosofia se liga apenas a saberes abstratos e racionalistas para resolver problemas existenciais, o que é uma visão limitada e reducionista, pois a filosofia também se ocupa de questões práticas e concretas da vida cotidiana.
D (Incorreta): A alternativa D foca na filosofia baseada em grandes autores, o que é restritivo e não contempla a essência do ensino filosófico que é promover a criticidade e compreensão ampla, além de se abrir a diferentes perspectivas e não apenas resgatar debates tradicionais.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo