No estudo da língua portuguesa, a morfologia compreende o es...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2466755 Português
No estudo da língua portuguesa, a morfologia compreende o estudo da formação e das classificações das palavras. As classes gramaticais, por exemplo, podem ser divididas em verbo, substantivo, artigo, advérbio, entre outras, com características básicas e aplicações próprias na sintaxe, sendo esta a responsável por estudar como as palavras agem entre si. Sobre as classes gramaticais, assinale a alternativa correta:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B

Explicação:

A questão aborda a morfologia, que é a parte da gramática que estuda a estrutura, a formação e a classificação das palavras. Para resolver essa questão, é necessário ter conhecimento sobre as classes gramaticais e suas características específicas.

Alternativa B: Correta!

O advérbio é a classe gramatical que exprime circunstâncias relacionadas a um verbo, a um adjetivo, a outro advérbio e até mesmo a uma frase inteira. Exemplos de classificações de advérbios incluem modo, intensidade, lugar, tempo, dentre outras. Portanto, a descrição está correta.

Alternativa A: Incorreta!

A alternativa descreve funções que são típicas das preposições, e não dos substantivos. Preposições como "com", "para" e "por" são invariáveis e estabelecem relações de subordinação entre palavras, conectando-as. O substantivo, por sua vez, nomeia seres, objetos, sentimentos, etc., e é variável em número e gênero.

Alternativa C: Incorreta!

Essa alternativa descreve as interjeições, que são palavras ou expressões que exprimem sentimentos, emoções, reações, etc. Interjeições como "ah!", "psiu!", "tomara!", "céus!" não exercem função sintática direta, mas não são preposições. As preposições ligam palavras dentro da frase.

Alternativa D: Incorreta!

A alternativa mistura conceitos de pronomes e elementos morfológicos como tempo, modo, número, pessoa e voz, que são mais relacionados aos verbos. Os pronomes substituem ou determinam substantivos, mas não são classificados por tempo, modo, etc. Isso se aplica aos verbos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Alternativa A:

Erro: O substantivo não é responsável por conectar palavras e estabelecer relações de subordinação. Essa função é típica das preposições. Os exemplos dados ("com", "para", "por") são, na verdade, preposições, e não substantivos. Substantivos são palavras que designam seres, objetos, ideias, sentimentos, entre outros, como "casa", "amor" e "felicidade".

Alternativa B:

Correta: O advérbio exprime circunstâncias relacionadas a um verbo, a um adjetivo, a outro advérbio e até mesmo a uma frase. Advérbios podem ser classificados de diversas maneiras, como modo (rapidamente), intensidade (muito), lugar (aqui), etc.

Alternativa C:

Erro: A descrição fornecida corresponde à interjeição, não à preposição. Interjeições são palavras que exprimem sentimentos e emoções, como “ah!”, “psiu!”, “tomara!”, “céus!”. Preposições são palavras invariáveis que conectam termos da oração, estabelecendo relações de subordinação entre eles, como "de", "em", "para".

Alternativa D:

Erro: O pronome não é classificado em tempo, modo, número, pessoa e voz. Pronomes são palavras que substituem ou determinam substantivos, e podem ser classificados em pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos, interrogativos, relativos e outros. Eles exercem as mesmas funções sintáticas que os substantivos que substituem.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo