As implicações contábeis dos principais fatos típicos deter...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1747816 Contabilidade Pública

Leia o texto a seguir, para responder a questão.
Os anos de 1960 foram um período de grande tensão política no Brasil.
Em 1961, o presidente da República, Jânio Quadros, renuncia, declarando-se “vencido pela reação e por forças terríveis”. Os ministros militares, ato contínuo, declararam à Nação que o vice, João Goulart, o Jango, que se encontrava naquele momento na China Popular em visita oficial, não poderá tomar posse. O veto, conforme eles disseram ao presidente da Câmara dos Deputados, Ranieri Mazzili, era sumário.
A resistência ao golpe desperta o Rio Grande do Sul, onde o governador Leonel Brizola mobiliza o povo gaúcho e a Brigada Militar e cria o Movimento da Legalidade, ao qual se somam, mais tarde, os comandos e as forças militares do III Exército. Em todos os estados, menos no Rio Grande do Sul, patriotas são perseguidos e presos, jornais e emissoras de rádio são censurados. Intolerantes, os ministros militares ameaçam bombardear o palácio Piratini, sede do governo gaúcho. Tal ação, no entanto, é abortada pela ação corajosa de praças e sargentos da aeronáutica, que inutilizam os aviões da base aérea de Canoas. O governador Leonel Brizola faz um discurso memorável, que denuncia os planos dos ministros militares e informa que não arredará o pé do palácio. Diante da iminência de uma guerra civil, as elites políticas se reorganizam e criam a solução parlamentarista, monstrengo político-jurídico que o vice-presidente aceita como saída conciliatória para a crise.
AGUIAR, Ronaldo Conde. Os Reis da voz, p.86. Texto adaptado. 

As implicações contábeis dos principais fatos típicos determinam as principais transações da Contabilidade Pública, tais como: previsão e arrecadação da receita, emissão do empenho, restos a pagar, cancelamento de dívida. Nesse sentido, dimensione as contas necessárias aos seus registros:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Analisando as assertivas, na sequência.

ASSERTIVA A - ERRADA - a inscrição em restos a pagar NÃO é registro de natureza patrimonial, mas sim de natureza orçamentária. Dessarte, não gera implicações patrimoniais (não se confunde com o fato gerador).

ASSERTIVA B - ERRADA - o empenho da despesa refere-se à execução orçamentária, havendo lançamentos de naturezas orçamentária e de controle. No entanto, o empenho não se confunde com a ocorrência do fato gerador a ele atrelada, é nesse momento que surgem direitos, bens e obrigações. Isto é, a modificação patrimonial se dão com a ocorrência do fato gerador (seguindo o regime de competência), e não no momento do empenho. 

ASSERTIVA C - CERTA - a regra geral é que o registro de previsão de receita no momento de aprovação da LOA é feito entre contas de natureza orçamentária (classe de contas contábeis 5 e 6). A assertiva talvez não tenha sido tão feliz ao utilizar "controle", acontece que o título inicial das contas das classes 5 e 6 utilizam a palavra "Controles" (em que pese sejam de natureza orçamentária), o que não se confunde com as classes de contas contábeis 7 e 8, que são de natureza de "Controle". Na sequência, tem-se exemplo de contabilização para previsão de receita orçamentária retirado do MCASP. 

D 5.2.1.1.X.XX.XX Previsão Inicial da Receita

C 6.2.1.1.X.XX.XX Receita a Realizar

ASSERTIVA D - ERRADA - a assertiva erra na parte final, porquanto a contrapartida em operações de crédito é um crédito em conta do passivo (e não "conta de créditos").

ASSERTIVA E - ERRADA - como regra geral, os restos a pagar terão validade até 30 de junho do ano subsequente a sua inscrição, portanto não se trata de 2 anos de validade. Essa regra é positivada no Decreto 7.654/2011.

RESPOSTA: C.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo