CFESS (2012), no documento “Subsídios para atuação do assist...
CFESS (2012), no documento “Subsídios para atuação do assistente social na Política de Educação”, aborda as dimensões que particularizam a inserção dos/as assistentes sociais na Política de Educação. Considerando as dimensões da atuação do assistente social, analise as afirmativas a seguir, empregando (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS:
( ) A inserção de assistentes sociais tem respondido às requisições socioinstitucionais de ampliação das condições de acesso e de permanência da população nos diferentes níveis e modalidades de educação, a partir da mediação de programas governamentais instituídos, mediante às pressões de sujeitos políticos que atuam no âmbito da sociedade civil.
( ) A inserção de assistentes sociais inscreve-se na dinâmica contraditória das lutas societárias em torno dos processos de democratização e mácula da educação, cujo resultado mais efetivo tem se traduzido na expansão das condições de acesso e permanência.
( ) A inserção de assistentes sociais atua na diligência do reconhecimento e ampliação da educação pública como um direito social, evidenciando sua sintonia com os princípios ético-políticos que norteiam a atuação profissional.
( ) A inserção de assistentes sociais exige do profissional múltiplas ações conceituais e ideológicas, sobretudo, em torno de expressões como “educação para a cidadania”, “educação inclusiva” e “democratização da educação”, que sugerem a ideia de “compromisso social”.
( ) A inserção de assistentes sociais contribui para a garantia da qualidade da educação, a qual deve pautar a atuação profissional se ancora na perspectiva de uma educação que contribua para emancipação humana.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo: