O uso diversificado dos verbos em diferentes tempos e modos ...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Análise das Alternativas
Vamos analisar cada uma das alternativas para verificar sua correção:
A. O pretérito imperfeito pode ser utilizado para indicar um processo posterior ao momento referido. Exemplo: “Percebemos que ela não nos garantiria nada”.
- Análise: O exemplo fornecido está utilizando o futuro do pretérito ("garantiria") e não o pretérito imperfeito. Portanto, esta alternativa está incorreta.
B. O futuro do pretérito pode ser utilizado para indicar a possibilidade de uma ação futura. Exemplo: “Se não escrevêssemos, outros o fariam”.
- Análise: Correto. O futuro do pretérito é frequentemente usado para indicar uma ação que ocorreria sob certas condições.
C. O tempo presente pode ser utilizado para expressar um futuro próximo. Exemplo: “Saio de Brasília às 13h e de lá pego o avião para São Paulo”.
- Análise: Correto. O presente pode ser usado para indicar uma ação que ocorrerá no futuro próximo.
D. O tempo presente pode ser utilizado para expressar um processo habitual. Exemplo: “Durmo pouco nos finais de semana”.
- Análise: Correto. O presente é frequentemente usado para expressar ações habituais.
Conclusão
A alternativa A é a única incorreta porque descreve um uso que não se aplica ao pretérito imperfeito, mas ao futuro do pretérito.
Portanto, a alternativa correta para a questão é:
A. O pretérito imperfeito pode ser utilizado para indicar um processo posterior ao momento referido. Exemplo: “Percebemos que ela não nos garantiria nada”.
Fonte: Chatgpt
Alternativa A:
Erro: O pretérito imperfeito não é usado para indicar um processo posterior ao momento referido. Ele é utilizado para descrever ações habituais no passado, ações em progresso no passado ou situações passadas que foram interrompidas. A frase “Percebemos que ela não nos garantiria nada” usa o futuro do pretérito, não o pretérito imperfeito. Um exemplo de pretérito imperfeito seria: "Eu estudava quando ela chegou."
Alternativa B:
Correta. O futuro do pretérito é usado para indicar a possibilidade de uma ação futura condicionada a outra ação. Exemplo: “Se não escrevêssemos, outros o fariam”.
Alternativa C:
Correta. O tempo presente pode ser utilizado para expressar um futuro próximo. Exemplo: “Saio de Brasília às 13h e de lá pego o avião para São Paulo”.
Alternativa D:
Correta. O tempo presente pode ser utilizado para expressar um processo habitual. Exemplo: “Durmo pouco nos finais de semana”.
Conclusão:
A alternativa A é a incorreta porque ela atribui ao pretérito imperfeito uma função que não é dele. O correto seria reconhecer que o exemplo dado está no futuro do pretérito, enquanto o pretérito imperfeito tem outros usos, como indicar ações habituais ou contínuas no passado.
fui na A, porque é de longe a mais errada, mas aprendi com a C
Não tem nenhum gabarito comentado por professor/monitor! Como assim?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo