Os verbos ‘amado’ e ‘amando’ estão nas seguintes formas nomi...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
As formas nominais, quando sozinhas, não estão relacionadas com nenhum tempo e modo verbal. Chamam-se nominais porque podem desempenhar funções exercidas por nomes, como substantivos, adjetivos e advérbios.
As formas nominais são: o gerúndio, o particípio e o infinitivo.
O gerúndio é usado para indicar uma ação ainda não terminada, bem como um prolongamento da ação no tempo:
- Você está ouvindo o que eu estou falando?
- Ele está estudando há duas horas.
O particípio permite a formação de tempos verbais compostos e transmite a noção da conclusão da ação verbal, ou seja, o estado da ação depois de terminada:
- Quando cheguei eles já tinham estudado tudo.
- Este artigo já foi revisado?
O infinitivo divide-se em infinitivo impessoal (não flexionado) e infinitivo pessoal (flexionado).
O infinitivo impessoal deverá ser usado: quando não houver um sujeito definido, quando o verbo tiver regência de uma preposição, com sentido imperativo, quando o sujeito da segunda oração for igual, em locuções verbais e com alguns verbos que não formam locução verbal (ver, sentir, mandar,…):
- Meus irmãos gostam de tocar piano.
- Eles não conseguiram entender o problema apresentado.
O infinitivo pessoal deverá ser usado: sempre que há um sujeito definido, quando se quiser definir o sujeito, quando o sujeito da segunda oração for diferente e para indicar uma ação recíproca:
- Esta tarefa é para vocês fazerem.
- É essencial sabermos isso.
GABARITO: A
A) Particípio e Gerúndio: amado, amando
B) Particípio e Infinitivo: amado, amar
C) Infinitivo e Gerúndio: amar, amando
D) Gerúndio e Infinitivo: amando, amar
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo