“Ao menos 21 pessoas morreram em um ataque terrorista a um...
“Ao menos 21 pessoas morreram em um ataque terrorista a um hotel de luxo localizado na cidade de Bamako, capital do Mali, nesta sexta-feira (20 de novembro de 2015). As vítimas, no entanto, podem aumentar já que agências e sites de notícias internacionais afirmam que foram encontrados mais corpos além dos confirmados oficialmente pelo Exército do país. O "Le Monde" fala em entre 18 e 27 mortos; a "CNN", em 21. Ao menos dois terroristas foram mortos”.
Sobre o atentado terrorista supramencionado, julgue as proposições a seguir:
I.O ataque na capital do país do oeste africano ocorre exatamente uma semana após o massacre organizado pelo Estado Islâmico em Paris, quando, em uma série de seis atentados coordenados, 130 pessoas foram mortas.
II. O grupo autor dos atentados na França tem relação com o ataque no Mali, sendo um desdobramento dos atentados promovidos pelo Estado Islâmico no mundo e tem por propósito limpar o mundo dos infiéis à doutrina islamista.
III. O grupo fundamentalista terrorista Al-Mourabitoun, que tem Mokhtar Belmokhtar, ex-chefe da Al Qaeda no Magreb, entre seus fundadores, reivindicou a autoria do ataque.
IV. Aqueles reféns que demonstrassem conhecimento em citar trechos da Bíblia Cristã, o livro sagrado do Islã, teriam sido liberados durante a ação, segundo o mesmo canal de notícias.
V. Situado no oeste da África, o Mali é uma ex-colônia francesa, independente desde 1960. Com uma população de 15,3 milhões de habitantes e parte de seu território ocupado pelo deserto do Saara, o país é, assim como outros vizinhos, palco de um cada vez mais crescente movimento fundamentalista islâmico na África ocidental.
Está (ão) correta (s):