O pronome destacado foi utilizado na posição correta, segun...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (49)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab.: D
A - ERRADA. No caso da alternativa, o "Quando", como conjunção temporal, exigiu a próclise, devendo o emprego pronominal ser assim: "(...) se saturam (...)".
B - ERRADA. As conjunções condicionais (Caso, Se) exigem, geralmente, a obrigatoriedade da próclise. O certo seria assim: "(...) se descuidem (...)".
C - ERRADA. Não é possível a ênclise do pronome em relação à forma verbal no particípio. NUNCA.
D - CORRETA. "Quando o verbo principal for constituído por um infinitivo ou um gerúndio, se não houver palavra atrativa, o pronome oblíquo virá depois do verbo auxiliar (com hífen), antes do principal (sem hífen) ou depois do verbo principal (com hífen).
Ex.:
– Devo-lhe esclarecer o ocorrido. / Devo lhe esclarecer o ocorrido. / Devo esclarecer-lhe o ocorrido.
– Estavam-me chamando pelo rádio. / Estavam me chamando pelo rádio. / Estavamchamando-me pelo rádio." (grifei) (PESTANA, Fernando. A Gramática para Concursos Públicos)
E - ERRADA. O advérbio "nunca", com exceção dos verbos no infinitivo não flexionados e no gerúndio e de intercalações, sempre atrai a posição de próclise, motivo pelo qual a alternativa está errada. "Os trabalhadores rurais nunca se enganaram."
DICA (abordagens mais recorrentes):
1 - Com exceção dos verbos no infinitivo não flexionados e no gerúndio e de intercalações, SEMPRE será PRÓCLISE:
Quando, nunca, até, agora, somente, quanto, não, se (conjunção), que (conjunção integrante ou pronome relativo), todos, alguns, jamais.
2 - NUNCA usamos ênclise em particípio.
Fortuna Audaces Sequitur.
Pra quem ficou em dúvida quanto às alternativas A e B
"A próclise é recomendada por Bechara em orações subordinadas (substantivas, adjetivas ou adverbiais) cujo verbo está flexionado (sem vírgula separando a “palavra atrativa” do pronome átono):
“Sabemos que a verdade te apetece. /
A mulher cujo marido nos empregou é muito simpática. /
Embora o programa lhe desse informações confiáveis, foi surpreendido um dia desses.”
Porém, não é assim que pensa José Maria da Costa em seu Manual de Redação Profissional. Para ele, tanto faz a colocação quando entre a palavra atrativa e o pronome houver um sujeito: “É verdade que meu pai aborrecia-me.” ou “É verdade que meu pai me aborrecia.”
Fonte: A Gramática para Concursos Públicos, Fernando Pestana
Geralmente faço assim nesse tipo de exercício (colocação pronomial do tipo enclise):
1° Procuro verbos no gerundio (terminação: ando, endo , indo).
2° Procuro verbos no infinitivo (terminação: ar, er, ir). Caso não encontre, ai sim parto para uma análise mais aprofundada...
Nesse exercício o verbo esforçar já se enquadra nessa "análise" mais simples...
Obs.: é apenas o "jeito" que eu analiso, pois acho mais fácil, caso encontrem erros por gentileza avisem...
GABARITO ''D''
a) Quando as carreiras tradicionais saturam-se (se saturam), os futuros profissionais têm de recorrer a outras alternativas. errado, pois é caso de próclise por causa da conjunção temporal ''quando''.
b) Caso os responsáveis pela limpeza urbana descuidem-se (se descuidem) de sua tarefa, muitas doenças transmissíveis podem proliferar. errado, pois é caso de próclise por causa da conjunção condicional ''caso''.
c) As empresas têm mantido-se (têm-se mantido) atentas às leis de proteção ambiental vigentes no país poderão ser penalizadas. errado, pois estando o verbo principal(MANTIDO) no particípio, o pronome oblíquo átono não poderá vir depois dele.
FORMA ERRADA: têm mantido-se.
FORMA CORRETA: têm-se mantido.
d) Os dirigentes devem esforçar-se para que os funcionários tenham consciência de ações de proteção ao meio ambiente. CORRETA, uma vez que se o verbo principal for constituído por um infinitivo(ESFORÇAR) ou um gerúndio, se não houver palavra atrativa, o pronome oblíquo virá depois do verbo auxiliar (com hífen), antes do principal (sem hífen) ou depois do verbo principal (com hífen).
e) Os trabalhadores das áreas rurais nunca enganaram-se (se enganaram) a respeito da importância da agricultura para a subsistência da humanidade. errado, pois é caso de próclise por causa do advérbio de valor negativo ''nunca''.
verbo no infinitivo pode colocar o pronome ou como próclise ou como Enclise, sendo facutltado.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo