As funções de coordenar programas de prevenção e controle d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: IBADE Órgão: IABAS Prova: IBADE - 2019 - IABAS - Enfermeiro |
Q985240 Enfermagem
As funções de coordenar programas de prevenção e controle de doenças transmissíveis de relevância nacional (como aids, dengue, malária, hepatites virais, doenças imunopreveníveis, leishmaniose, hanseníase e tuberculose); coordenar o Programa Nacional de Imunizações (PNI); coordenar, em âmbito nacional, as ações de vigilância em saúde, nas emergências em saúde pública de importância nacional e internacional; promover e desenvolver estratégias que contribuam para a participação e o controle social; entre outras ações, é de competência do(da/s):
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é Ministério da Saúde (MS).

Explicação: A questão aborda um tema central na epidemiologia e vigilância epidemiológica no Brasil, que é a coordenação centralizada das ações de saúde pública. O Ministério da Saúde é a principal entidade responsável pela elaboração e coordenação de políticas nacionais de saúde, incluindo a prevenção e controle de doenças transmissíveis, a coordenação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e a gestão de emergências em saúde pública de importância nacional e internacional. Além disso, o Ministério da Saúde desenvolve estratégias para promover a participação social e o controle social na saúde.

Justificativa das alternativas incorretas:

A - Organização das Nações Unidas (ONU): A ONU é uma organização internacional que trabalha em várias áreas, incluindo saúde através da Organização Mundial da Saúde (OMS). No entanto, não é responsável diretamente pela coordenação de programas nacionais de saúde nos países membros, incluindo o Brasil.

C - Órgãos internos do SUS: Embora o Sistema Único de Saúde (SUS) seja responsável pela execução de ações de saúde pública, a coordenação nacional de programas e políticas de saúde é uma função específica do Ministério da Saúde, que é um órgão superior dentro do SUS.

D - Secretarias de vigilância epidemiológica das cidades (SMEC): As secretarias municipais desempenham um papel importante na execução das ações de saúde em nível local, mas a coordenação nacional dos programas e políticas de saúde é feita pelo Ministério da Saúde.

E - Secretarias Estaduais de Saúde: As secretarias estaduais também têm um papel crucial na implementação de políticas de saúde, mas, novamente, a responsabilidade pela coordenação nacional desses programas é do Ministério da Saúde.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Nosso querido Ministério da Saúde. Gabarito letra B.

As funções de coordenar programas de prevenção e controle de doenças transmissíveis de relevância nacional (como aids, dengue, malária, hepatites virais, doenças imunopreveníveis, leishmaniose, hanseníase e tuberculose); coordenar o Programa Nacional de Imunizações (PNI); coordenar, em âmbito nacional, as ações de vigilância em saúde, nas emergências em saúde pública de importância nacional e internacional; promover e desenvolver estratégias que contribuam para a participação e o controle social; entre outras ações, é de competência do(da/s)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo