Leia o fragmento a seguir.      “No dia seguinte fui à casa ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2316162 Português

Leia o fragmento a seguir.


      “No dia seguinte fui à casa vizinha, logo que pude. Capitu despedia-se de duas amigas que tinham ido visitá-la, Paula e Sancha, companheiras de colégio, aquela de quinze, esta de dezessete anos, a primeira filha de um médico, a segunda de um comerciante de objetos americanos. Estava abatida, trazia um lenço atado na cabeça; a mãe contou-me que fora excesso de leitura na véspera, antes e depois do chá, na sala e na cama, até muito depois da meia-noite, e com lamparina... — Se eu acendesse vela, mamãe zangava-se. Já estou boa. E como desatasse o lenço, a mãe disse-lhe timidamente que era melhor atá-lo, mas Capitu respondeu que não era preciso, estava boa.



      Ficamos sós na sala; Capitu confirmou a narração da mãe, acrescentando que passara mal por causa do que ouvira em minha casa. Também eu lhe contei o que se dera comigo, a entrevista com minha mãe, as minhas súplicas, as lágrimas dela, e por fim as últimas respostas decisivas; dentro de dois ou três meses iria para o seminário.”


ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. Livraria Garnier. Rio de Janeiro. 1ª ed. 1899.



Acerca do fragmento acima, assinale a afirmativa correta.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra B

O texto é interrompido tanto por um fragmento descritivo como por um flash-back. 

"Estava abatida, trazia um lenço atado na cabeça; a mãe contou-me que fora excesso de leitura na véspera, antes e depois do chá, na sala e na cama, até muito depois da meia-noite, e com lamparina"

Paula e Sancha, companheiras de colégio, aquela de quinze, esta de dezessete anos, a primeira filha de um médico, a segunda de um comerciante de objetos americanos. -> fragmento descritivo.

Também eu lhe contei o que se dera comigo, a entrevista com minha mãe, as minhas súplicas, as lágrimas dela, e por fim as últimas respostas decisivas; dentro de dois ou três meses iria para o seminário.” -> AO MEU VER, AQUI SE TRATA DO FLASHBACK, MAS NÃO TENHO CERTEZA.

FLASH-BACK é a interrupção de uma sequência cronológica narrativa pela interpolação de eventos ocorridos anteriormente. É, portanto, uma forma de anacronia, ou seja, uma mudança de plano temporal.

Letra B

Eu cheguei aqui agora e estou me acostumando ainda com esse mundo paralelo dessa banca. Mas eu acho que...

A interrupção do texto para a introdução do fragmento descritivo se dá quando ele fala das meninas de 15 e 17 anos.

Já o flash-back acontece quando ele interrompe a narrativa para transcrever uma fala de Capitu que lhe veio à mente: "se eu acendesse vela, mamãe zangava-se".

Flashback é uma maneira de apresentar eventos que aconteceram antes da ação atual. Um flashback é tipicamente implementado por:

  • O narrador diz a outro personagem sobre eventos passados
  • O narrador sonha com eventos passados
  • O narrador pensa em eventos passados, revelando as informações apenas para o leitor
  • O narrador lê uma carta que leva de volta a uma hora anterior

Gabarito B.

Alguém poderia me sanar uma dúvida sobre a letra C?

O narrador do texto é do tipo onisciente, já que informa ao leitor sobre aspectos interiores e exteriores dos personagens, além da motivação de suas ações.

Percebemos no texto que o narrador é um narrador personagem. Ou seja, presencia os fatos. Diante disso, ele pode ser onisciente? Há possibilidade de um narrador ser ao mesmo tempo narrador personagem e narrador onisciente?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo