Ao licenciar livros digitais pelo modelo de negócio de aquis...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2022 Banca: CEPUERJ Órgão: UERJ Prova: CEPUERJ - 2022 - UERJ - Bibliotecário |
Q1911996 Biblioteconomia
Ao licenciar livros digitais pelo modelo de negócio de aquisição orientada pelo usuário, a biblioteca: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A formação e desenvolvimento de coleções é o tema desta questão. 

O processo de aquisição de livros digitais em uma biblioteca envolve não apenas a aquisição em si, mas também a necessidade de se estudar a melhor forma de disponibilizar este material, respeitando preceitos ligados aos direitos autorais das publicações. 

Sendo assim, identificamos as alternativas como: 

A) ERRADA. O controle é limitado pelo tipo de licença de cada publicação. Algumas publicações permitem acesso irrestrito enquanto outras são protegidas contra o compartilhamento integral. 

B) ERRADA. A concentração do orçamento na aquisição orientada ao usuário será variável de acordo com a necessidade do público. 

C) ERRADA. Não há essa garantia, pois os livros digitais podem ser também fornecidos aos usuários por meio do uso de uma plataforma própria. 

D) CERTA. Muitas bibliotecas apenas remetem links de acesso ao conteúdo hospedado pelo fornecedor. Desta forma, os custos de fornecimento são menores por parte da biblioteca e, em contrapartida, há maior controle sobre os direitos por parte do fornecedor. 

Gabarito do Professor: Letra D 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

disponibiliza o acesso aos livros digitais pela plataforma do fornecedor

Este modelo transitório tem sido um dos mais empregados em bibliotecas nos Estados Unidos. Primeiramente foi identificado como PDA (Patron Driven Acquisition), porém desde a publicação de recomendação da NISO (National Information Standards Organization) em junho de 2014, passou a ser nomeado como Demand Driven Acquisition – DDA. Apesar de ser bastante utilizado para licenciamento de livros digitais, teve suas primeiras experiências com livros impressos. De acordo com Swords (2011), este modelo foi desenvolvido devido a diminuição dos orçamentos das bibliotecas em decorrência da recessão, aliado à necessidade de empregar melhor os recursos e adquirir menor quantidade de livros e assegurar uso de longo prazo dos mesmos

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo