Assinale a alternativa que não apresenta modalizações deônti...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
MODALIZADORES DISCURSIVOS
Resumidamente, modalizador é um elemento (gramatical ou lexical), por meio do qual o autor manifesta determinada atitude ou intenções em relação ao conteúdo do seu próprio enunciado. Há três classes de modalizadores:
1 Modalização epistêmica
Expressa uma avaliação sobre o valor de verdade e as condições de verdade da proposição. Há três tipos de modalizadores epistêmicos:
- 1.1 Modalizador epistêmico asseverativo: Evidencia a certeza. Ex.:
- Afirmativos: realmente, evidentemente, naturalmente, efetivamente, claro, certo, lógico, sem dúvida, mesmo, etc.
- Negativos: de jeito nenhum, nenhum, de forma alguma.
- 1.2 Modalizador epistêmico dubitável ou quase-asseverativo: Evidencia a dúvida. Ex.: talvez, assim, possivelmente, provavelmente, é provável, eventualmente.
- 1.3 Modalizador epistêmico delimitador: Que limita. Ex.: quase, um tipo de, uma espécie de, geograficamente, biologicamente, matematicamente, linguisticamente, etc.
2 Modalização deôntica
Refere-se ao principio da obrigação e da permissão. Ex.: obrigatoriamente, necessariamente, não deve fazer, deve apresentar, etc.
3 Modalização afetiva
Verbaliza as reações emotivas do falante em face do conteúdo proposital, deixando de lado quaisquer considerações de caráter epistêmico ou deôntico. Há dois tipos de modalizadores afetivos:
- 3.1 Modalizador subjetivo (do ponto de vista global). Ex.: infelizmente, felizmente, curiosamente, surpreendimente, espantosamente, etc.
- 3.2 Modalizador intersubjetivo (do ponto de vista pessoal). Ex.: sinceramente, francamente, lamentavelmente, estranhamente, etc.
Diante dos conceitos, concluo que a alternativa b, não apresenta modalizador deôntico (obrigação, permissão ou proibição).
Substitua os termos destacados por “devem”.
A) “Ora, todos estes avanços exigem um repensar do currículo escolar, baseado na ideia de rede de relações, eliminando-se os “redutos disciplinares”, em prol de uma proposta interdisciplinar.” (linhas 39-41)
C) “Historicamente falando, temos de considerar que vivemos hoje a era da informática, com suas contradições, seus paradoxos.” (linhas 3 e 4)
D) “Temos de considerar ainda as razões psicopedagógicas que nos levam a propor um currículo interdisciplinar.” (linhas 30 e 31)
E) “É preciso hoje pensar o conhecimento (e o currículo) como uma ampla rede de significações e a escola como lugar não apenas de transmissão do saber, mas também de sua construção coletiva.” (linhas 43-46)
Não sou formada em letras, se eu tiver enganada, por favor, corrige-me.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo