Indique a opção que descreve, de forma incorreta, o que é a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1994110 Português
Os benefícios do mel têm comprovação
científica?


O mel, 25% mais doce que o açúcar de mesa, é essencialmente água (17-18%) e açúcar (75- 80%, principalmente glicose e frutose).

Mas mais de 150 substâncias minoritárias foram identificados em sua composição — e são estes os responsáveis pela maioria das propriedades biológicas e saudáveis atribuídas a ele.

O teor de todos estes compostos varia em função das flores das quais o mel é proveniente (mel de castanha, mel de flor de laranjeira, etc.) e da região geográfica e da estação do ano.

É por isso que as flores servem como biomarcadores da identidade do mel.

Entre estes compostos minoritários, estão alguns minerais (sobretudo, potássio), vitaminas (principalmente, ácido fólico ou vitamina B₉ e vitamina C), polifenóis, aminoácidos, enzimas e proteínas, ácidos orgânicos (responsáveis por sua acidez), carotenoides e compostos voláteis (aromáticos, que também são usados para identificar a origem floral).

Muitos dos compostos minoritários, mas fundamentalmente os compostos fenólicos, são responsáveis pelas propriedades funcionais ou saudáveis do mel.

Há evidências destas propriedades in vitro (em laboratório) e/ou in vivo (com animais de laboratório e, em alguns casos, também em estudos clínicos com pessoas).

(Juana Fernández López - The Conversation / BBC News Brasil - 20/08/2022)
Indique a opção que descreve, de forma incorreta, o que é afirmado no texto: 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A) A maior parte das propriedades benéficas e saudáveis atribuídas ao mel são resultantes de substâncias minoritárias de sua composição - Correta, 2º parágrafo.

B) O mel é mais doce que o açúcar de mesa por ser composto, majoritariamente, de glicose e frutose - Errada, no parágrafo diz: ''é essencialmente água e açúcar (75- 80%, principalmente glicose e frutose)'' Logo, percebe-se que o parágrafo diz ''principalmente'' e não ''majoritariamente''. Perceba que o enunciado diz: ''o que é afirmado no texto'' - note: ''afirmado'' - compreensão, ou seja, NÃO É UMA QUESTÃO DE INTERPRETAÇÃO, É DE COMPREENSÃO. Falar que principalmente e majoritariamente são sinônimos seria uma forma de interpretação, por isso tome cuido com o enunciado. Note, também, que todas as outras assertivas estão dentro do texto, foram reescritas na forma indireta sem que houve alteração de seus sentidos (compreensão). Portanto, alternativa B se trata de interpretação de texto e não de compreensão. Errada.

C) A proveniência geográfica do mel é um dos fatores que causam a variedade do teor de seus compostos. Correta, 3º parágrafo.

D) Dentre os compostos minoritários do mel, há aqueles usados para a identificação da origem floral. Correta, 4º parágrafo.

E) Há evidências laboratoriais acerca de propriedades funcionais ou saudáveis do mel. Correta, 7º parágrafo.

O mel, 25% mais doce que o açúcar de mesa, é essencialmente água (17-18%) e açúcar (75- 80%, principalmente glicose e frutose).

Não há menção no texto que, pelo fato do mel ser composto por glicose e frutose ele ser mais doce que o açúcar de mesa.

No texto afirma que ele é mais doce que o açúcar de mesa.

Só isso,

a composição dele não é indicativo dele ser mais doce que o açúcar de mesa.

GAB B é a incorreta.

1º PARÁGRAFO"O mel, 25% mais doce que o açúcar de mesa, é essencialmente água (17-18%) e açúcar (75-80%, principalmente glicose e frutose)."

O parágrafo diz cinco coisas:

1) o mel é mais doce que o açúcar de mesa;

2) o mel é composto essencialmente de água e açúcar;

3) a menor parte da composição do mel é água, que corresponde de 17 a 18% da substância;

4) a maior parte da composição do mel é açúcar, que corresponde de 75 a 80% da substância;

5) o açúcar do mel é formado, principalmente, de glicose e frutose.

Se a maior parte do mel é açúcar (4), e a maior parte do açúcar é glicose e frutose (5), está correto dizer que a maior parte do mel é glicose e frutose. Até aí tudo bem!

Entretanto, o texto NÃO DIZ em momento algum que o mel É mais doce que o açúcar de mesa POR ser composto, em sua maior parte, de glicose e frutose. Isso pode até ser o caso, mas em nenhum momento o texto afirma isso.

Em outras palavras, o texto não fala que a CAUSA do mel ser mais doce é a sua composição majoritária de glicose e frutose, de forma que a alternativa B é uma EXTRAPOLAÇÃO.

Logo, o gabarito é a ALTERNATIVA B, pois o comando da questão pede "a opção que descreve, de forma incorreta, o que é afirmado no texto"

Questão que requer uma compreensão bem detalhada. O texto fala que o mel é mais doce que o açúcar, e não que ele é mais doce que o açúcar por ter (75- 80%, principalmente glicose e frutose).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo