Acerca do controle da Administração Pública, julgue o item. ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2089081 Direito Administrativo

Acerca do controle da Administração Pública, julgue o item.  


O controle social rompe amarras de uma democracia puramente representativa, emancipando a sociedade civil para uma atuação direta nos negócios e na vida pública. 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O controle social pode ser conceituado como aquele realizado pela sociedade civil sobre os atos da Administração Pública, valendo-se, para tanto, de diversos instrumentos disponibilizados em nosso ordenamento jurídico, como o direito de petição, as consultas e audiências públicas, o orçamento participativo, os conselhos de políticas públicas etc.

A propósito, ilustrativamente, eis a doutrina de José dos Santos Carvalho Filho:

"Modernamente as normas jurídicas, tanto constitucionais como legais, têm contemplado a possibilidade de ser exercido controle do Poder Público, em qualquer de suas funções, por segmentos oriundos da sociedade. É o que se configura como controle social, assim denominado justamente por ser uma forma de controle exógeno do Poder Público nascido das diversas demandas dos grupos sociais."

Trata-se de decorrência emanada dos princípios democrático e republicano, que exigem a possibilidade de os cidadãos efetuaram o controle dos atos do Poder Público, assim como também está associado ao princípio da publicidade, que demanda do Estado a observância do dever de transparência de todos os seus atos e decisões.

Ademais, também é verdadeiro sustentar que o controle social possibilita que seja superado o campo da democracia puramente representantiva, em que, na essência, há a possibilidade de escolha dos representantes por meio do voto, passando-se ao terreno da democracia participativa. Nesta, a sociedade civil assume papel de destaque na tomada de decisões e no exercício do poder, assim como na definição e planejamento de políticas públicas. Trata-se de proporcionar à população mecanismos efetivos de inserção na condução política do País, para além da escolha dos representantes por ocasião das eleições.

Do acima esposado, revela-se inteiramente correta a proposição lançada pela Banca.


Gabarito do professor: CERTO

Referências Bibliográficas:

CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 26ª ed. São Paulo: Atlas, 2013, p. 950.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

CORRETO

O termo “Controle Social” é a competência que tem a sociedade civil de intervir nas políticas públicas, em conjunto com o Estado, para determinar suas necessidades, interesses e monitorar a execução dessas políticas. Nesse sentido, é um instrumento e expressão da cidadania por intermédio de organizações sociais, em que há participação da própria sociedade.

FONTE: https://blog.social.mg.gov.br/controle-social-do-suas/

"...fica clara a importância do princípio democrático e da participação popular para a Constituição Federal de 1988 e demais legislação infraconstitucional, sendo a gestão orçamentária participativa uma forma de instrumentalização destas garantias constitucionais e legais, importante ferramenta para a concretização de uma democracia participativa e não somente representativa."

REVISTA DIREITO E LIBERDADE - Janaína Rigo Santin* Bruna Pertile Pandolfo**

A questão é que esta questão de questão nada tem. Na verdade, faço questão de dizer aos "que estão" lendo essa mensagem: "aproveitem o poema enunciado no teste de percepção do que deveria ser a vida".

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo