A evolução dos sistemas para gerenciamento de bibliotecas te...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Os únicos softwares da questão são Pergamum e Sophia
2 As gerações dos sistemas para gerenciamento de bibliotecas A evolução dos sistemas para gerenciamento de bibliotecas tem sua trajetória pautada pelo surgimento e disponibilização de novas tecnologias, que permitem que os sistemas sejam modernizados, visando atender as necessidades técnicas e informacionais contemporâneas das bibliotecas e de seus usuários.
Rowley (2002) estabelece um enquadramento dos sistemas de informatização de bibliotecas em quatro gerações.
. A primeira se caracterizava por sistemas com foco na catalogação e na circulação, não havendo integração entre os módulos.
Na segunda geração, os fabricantes passaram a preocupar-se com a interligação de módulos, mas as interfaces ainda eram rudimentares e a utilização dos sistemas dependia de menus. Apareceram as primeiras possibilidades de exportação e importação de registros, porém restritas a sistemas específicos
. A terceira geração de sistemas para gerenciamento de bibliotecas disponibilizou relatórios padronizados e a opção para a biblioteca definir aqueles de seu interesse. A utilização de cores, janelas, ícones e menus, tornou a interface gráfica e mais amigável.
Já a quarta geração, a importação e exportação de registros passou a ser totalmente integrada e facilitada, a arquitetura cliente-servidor permitiu o acesso a outros servidores da internet e os usuários finais podiam consultar os catálogos a partir de múltiplas mídias.
XIX Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA COMO AGENTE DE SUSTENTABILIDADE INSTITUCIONAL
Os sistemas utilizados atualmente nas bibliotecas acadêmicas brasileiras, e classificados por Rowley (2002) como de quarta geração oferecem, de forma geral, funcionalidades nas áreas de catalogação, circulação, aquisição, controle de periódicos, gerenciamento e, por último, mas não menos importante, busca e recuperação de informações.
São denominados no meio profissional, genericamente, como
a) sistemas para gerenciamento de bibliotecas - por suportarem as atividades de administração das bibliotecas,
b) sistemas de informatização ou automação de bibliotecas - por permitirem a realização das rotinas e serviços das bibliotecas com apoio de recursos de hardware e software e, mais especificamente como
c) sistemas integrados de bibliotecas, tradução de Integrated Library Systems (ILS, sigla também utilizada neste trabalho) – por integrarem banco de dados e interface de utilização
. Os sistemas integrados para gerenciamento de bibliotecas (ILS), cujas funcionalidades foram desenvolvidas com foco apenas em recursos impressos, como livros e periódicos, concentraram os esforços da indústria internacional por alguns anos.
https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/151509/001011710.pdf?sequence=1&isAllowed=y
d) Pergamum (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) e SophiA (Prima)
PERGAMUM E SOPHIA
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo