As patologias ocupacionais pode ser causadas por riscos bio...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2348750 Segurança e Saúde no Trabalho
As patologias ocupacionais pode ser causadas por riscos biológicos, físicos ou químicos.

Assinale a opção que lista apenas riscos físicos associados ao trabalho.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Risco físico as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, calor, frio, pressão, umidade, radiações ionizantes e não-ionizantes, vibração, etc.

Risco químico: as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo do trabalhador pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos gases, neblinas, névoas ou vapores, ou que seja, pela natureza da atividade, de exposição, possam ter contato ou ser absorvido pelo organismo através da pele ou por ingestão.

Risco biológico: as bactérias, vírus, fungos, parasitos, entre outros.

Letra: E

Os riscos ocupacionais são os riscos de acidentes aos quais os trabalhadores estão sujeitos em um ambiente de trabalho. Esses riscos estão associados a ruídos, vibrações, gases, vapores, iluminação inadequada, presença de máquinas, calor, dentre várias outras possibilidades. Qualquer situação que apresente risco de dano à saúde do trabalhador caracteriza um risco ocupacional. Existem os mais evidentes e graves, como os ligados ao calor ou a acidentes em grandes indústrias. Há também os menores, que às vezes passam despercebidos, como os riscos ergonômicos em escritórios e ambientes administrativos.

  • Riscos físicos;
  • Químicos;
  • Biológicos;
  • Ergonômicos;
  • Acidentais.

Higiene ocupacional é uma disciplina que foca na prevenção de doenças ocupacionais.

Para tanto, os profissionais da área realizam avaliações ambientais, pautadas por conhecimento científico aplicado à realidade das empresas.

Seu papel inclui antecipar, reconhecer, avaliar e controlar riscos químicos, físicos e biológicos, zelando pela saúde do trabalhador.

Para facilitar a prevenção de acidentes e mitigação dos riscos ocupacionais, as normas regulamentadoras e o MT definem uma classificação por cor, pensada para facilitar a elaboração do chamado Mapa de riscos ocupacionais. São 5 cores usadas no Mapa de riscos ocupacionais, cada uma relacionada a um dos tipos de risco:

Verde define os riscos físicos: Ruídos, vibrações, radiações ionizantes, frio, calor, pressões anormais e umidade.

Vermelho é para os riscos químicos: Fumos, gases, vapores. Substâncias compostas ou produtos químicos em geral que possam causar algum dano.

Marrom abrange os riscos biológicos: bactérias, protozoários, vírus, fungos, parasitas.

Amarelo, são os riscos ergonômicos: Esforço físico excessivo, levantamento e transporte de peso, postura inadequada, controle rígido de produtividade, trabalho noturno, jornadas de trabalho extensas, dentre outros.

Azul, associado ao risco de acidentes: Máquinas e equipamentos sem proteção, ferramentas e iluminação inapropriadas,risco de choque elétrico, risco de incêndio, atmosferas explosivas, etc.

A associação de cores a cada risco ocupacional permite elaborar os mapas de risco de forma clara. E podem ser facilmente entendidos pelos colaboradores.

O Mapa de riscos ocupacionais é simplesmente a planta baixa do local de trabalho, com cada ambiente discriminado por cores e com especificações sobre os riscos existentes em cada um deles.

Com base nos ensinamentos da eminente Mara Camisassa, umidade não é agente físico.

"Importante ressaltar novamente que a umidade não é agente ambiental, e menos ainda agente físico (como divulgado por aí!!) e sim uma condição adversa presente no ambiente de trabalho." (PDF do Estratégia).

Assim, a questão deveria ser anulada.

Risco físico as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, calor, frio, pressão, umidade, radiações ionizantes e não-ionizantes, vibração, etc.

Risco químico: as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo do trabalhador pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos gases, neblinas, névoas ou vapores, ou que seja, pela natureza da atividade, de exposição, possam ter contato ou ser absorvido pelo organismo através da pele ou por ingestão.

Risco biológico: as bactérias, vírus, fungos, parasitos, entre outros.

a própria professora Mara Camicassa fala: mesmo que não umidade não seja agente físico, se tiver nas alternativas, deve-se considerar, como o caso.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo