Em relação às produções intelectuais que emergiram a partir ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2014 Banca: IADES Órgão: METRÔ-DF Prova: IADES - 2014 - METRÔ-DF - Assistente Social |
Q411299 Serviço Social
Em relação às produções intelectuais que emergiram a partir do movimento de reconceituação do Serviço Social, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Emergiram três vertentes referentes ao movimento de reconceituação, sendo elas: 1) a vertente modernizadora, a qual pautava-se em perspectivas funcionalistas, estruturalistas e sistêmicas (positivistas). 2) a vertente de reatualização do conservadorismo, inspirava-se em abordagens fenomenológicas e metodologia dialógica; 3) a vertente de intenção de ruptura, que baseava-se no pensamento social marxista mas recorrendo, inicialmente, a obras que não eram clássicas desse autor e a autores que deturparam o pensamento marxista, como Louis Althusser, o que provocou um equívoco nessa primeira aproximação da profissão com o Marx. Portanto, a única alternativa correta é a letra "D".


RESPOSTA: D

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Segundo Yazbek (2009, p. 149), as 3 principais vertentes que emergiram no bojo do Movimento de Reconceituação são:

  1. A vertente modernizadora caracterizada pela incorporação de abordagens funcionalistas, estruturalistas e mais tarde sistêmicas (matriz positivista), voltadas a uma modernização conservadora e melhoria do sitema pela mediação do desenvolvimento social e do enfrentamento da marginalidade e da pobreza na perspectiva de integração da sociedade. (…) Configuram um projeto renovador tecnocrático fundado na busca da eficácia e eficiência para nortear a produção do conhecimento e a intervenção profissional;
  2. A fenomenologia, que emerge como metodologia dialógica, que, apropriando-se da visão de pessoa e comunidade, dirige-se ao vivido humano, aos sujeitos em suas vivências, atribuindo o Serviço Social com a tarefa de auxiliar a abertura desse sujeito existente, singular em relação aos outros e ao mundo de pessoas. Valoriza o diálogo e a transformação das pessoas, sendo analisada por José Paulo Netto como uma reatualização do conservadorismo inicial da profissão;
  3. A vertente marxista que remete a profissão à consciência de sua inserção na sociedade de classes e que no Brasil vai configurar-se, em um primeiro momento, como uma aproximação ao marxismo sem o recurso ao pensamento de Marx.
  4. Fonte: http://trabajosocialbrasil.wordpress.com/2010/06/03/1-3-vertentes-da-reconceituacao-ruptura-com-o-conservadorismo-e-a-apropriacao-da-teoria-social-de-marx/

Segundo Yazbek, as 3 principais vertentes que emergiram no bojo do Movimento de Reconceituação são: a vertente modernizadora caracterizada pela incorporação de abordagens funcionalistas, estruturalistas e mais tarde sistêmicas (matriz positivista), voltadas a uma modernização conservadora e melhoria do sitema pela mediação do desenvolvimento social e do enfrentamento da marginalidade e da pobreza na perspectiva de integração da sociedade. (…) Configuram um projeto renovador tecnocrático fundado na busca da eficácia e eficiência para nortear a produção do conhecimento e a intervenção profissional; a fenomenologia, que emerge como metodologia dialógica, que, apropriando-se da visão de pessoa e comunidade, dirige-se ao vivido humano, aos sujeitos em suas vivências, atribuindo o Serviço Social com a tarefa de auxiliar a abertura desse sujeito existente, singular em relação aos outros e ao mundo de pessoas. Valoriza o diálogo e a transformação das pessoas, sendo analisada por José Paulo Netto como uma reatualização do conservadorismo inicial da profissão; a vertente marxista que remete a profissão à consciência de sua inserção na sociedade de classes e que no Brasil vai configurar-se, em um primeiro momento, como uma aproximação ao marxismo sem o recurso ao pensamento de Marx.

Acaso dialógica é a mesma coisa que dialético?

Letra D - A vertente teórica inspirada na fenomenologia emerge como metodologia dialógica.

A fenomenologia, que emerge como metodologia dialógica. Isto é, valoriza o diálogo e a transformação das pessoas, sendo analisada por José Paulo Netto como uma reatualização do conservadorismo inicial da profissão. 

Lembrar que dialógica é diferente de dialetica.

A dialógica pretende provocar discussão, debate, diálogo.

Já a dialética é um método de diálogo cujo foco é a contraposição e contradição de ideias que levam a outras ideias. A tradução literal de dialética significa "caminho entre as ideias"

Assim:

FENOMELOGIA = Dialógica

MARXISMO = Dialetica

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo