De acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 03(R2) – Demonst...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1870194 Contabilidade Geral
De acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 03(R2) – Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC), as movimentações que envolvem, exclusivamente, itens classificados como caixa ou equivalentes de caixa devem ser
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

As informações sobre os fluxos de caixa são úteis para avaliar a capacidade de a entidade gerar caixa e equivalentes de caixa e possibilitam aos usuários desenvolver modelos para avaliar e comparar o valor presente dos fluxos de caixa futuros de diferentes entidades. A demonstração dos fluxos de caixa deve apresentar os fluxos de caixa do período classificados por atividades operacionais, de investimento e de financiamento.

O CPC 03 (R2) nos traz que:

“9. Os fluxos de caixa excluem movimentos entre itens que constituem caixa ou equivalentes de caixa porque esses componentes são parte da gestão de caixa da entidade e, não, parte de suas atividades operacionais, de investimento e de financiamento. A gestão de caixa inclui o investimento do excesso de caixa em equivalentes de caixa."


Assim sendo, vamos verificar as alternativas da questão.



A) Errado. NÃO DEVEM SER apresentadas como parte de suas atividades operacionais.

B) Errado. NÃO DEVEM SER apresentadas como parte de suas atividades de financiamento.

C) Errado. NÃO DEVEM SER apresentadas como parte de suas atividades de investimento. 

D) Errado. NÃO DEVEM SER apresentadas em base líquida ao final da DFC.

E) Certo. DEVEM SER excluídas dos fluxos de caixa apresentados na DFC.





Resposta: E


Fonte: CPC 03 (R2)

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

CPC 03

Caixas e equivalentes de caixa

9. Os fluxos de caixa excluem movimentos entre itens que constituem caixa ou equivalentes de caixa porque esses componentes são parte da gestão de caixa da entidade e, não, parte de suas atividades operacionais, de investimento e de financiamento. A gestão de caixa inclui o investimento do excesso de caixa em equivalentes de caixa.

Simplesmente, por ser fluxo de caixa, excluem os movimentos entre itens que constitue caixa ou equiv. porque são PARTE DA GESTÃO DE CAIXA DA ENTIDADE...E , Não parte de suas atividades operacionais.....PUTZ.

Uns exemplos seriam depósito em dinheiro na C/C da empresa, ou transferência da C/C para Poupança. Isso não gera fluxo de caixa. Por esse motivo: letra E - excluídas dos fluxos de caixa apresentados na DFC.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo