Considere que um dispositivo operando em regime permanente p...
Considere que um dispositivo operando em regime permanente possa ser representado por meio de circuito elétrico formado por uma fonte independente de tensão, uma fonte controlada de corrente e resistores conectados, conforme apresentado na figura acima. Considere, ainda, que todos os componentes do circuito sejam ideais e que Vi seja uma tensão CC de valor igual a 100 V. A partir dessas informações e da figura acima, julgue o item a seguir.
Nos terminais a-b do circuito acima, o equivalente de Norton
resultante é formado por uma fonte independente de corrente
CC, com amplitude igual a 5 A, e por uma resistência
equivalente, em paralelo, cujo valor não depende do valor
de Vi
.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Rth = Vth/Isc...
Não entendi o porquê da Rth não depender de Vi...
Como existe uma fonte dependente no circuito, para achar a corrente de Norton deve-se curto-circuitar os terminais a-b. A corrente de Norton será a corrente que flui pelo ramo curto-circuitado.Fazendo isso, o resistor de 10 ohms (em paralelo com o ramo curto-circuitado) também ficará em curto. A fonte de corrente dependente será igual a 0, uma vez que V0=0 (curto). Portanto, para achar In basta fazer In = V/10+10= 5 A. Para achar Rth inserimos uma fonte de tensão de 1 V nos terminais a-b. O valor de Rth será a razão dessa tensão com a corrente fornecida pela fonte (que devemos calcular). Rth não depende de Vi porque como esta é uma fonte independente, devemos desligá-la (curto) para achar Rth.
Essa questão gera um resultado incomum. A resistência de Thévenin desse circuito apresenta valor negativo e igual a -0,85 [Ohm], visto que a corrente na fonte auxiliar tem sentido do polo positivo para o negativo...operando na verdade como uma carga e não como uma fonte.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo