As Leis de Ohm, postuladas pelo físico alemão Georg Simon O...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2041979 Engenharia Elétrica
As Leis de Ohm, postuladas pelo físico alemão Georg Simon Ohm (1787-1854) em 1827, determinam a resistência elétrica dos condutores. Além de definir o conceito de resistência elétrica, Georg Ohm demostrou que no condutor a corrente elétrica é diretamente proporcional à diferença de potencial aplicada. Nela, a resistência elétrica do condutor, dependendo da constituição do material, é proporcional ao seu comprimento. Ao mesmo tempo, ela é inversamente proporcional à sua área de secção transversal.
Analise as afirmativas e relacione as colunas de acordo com a primeira e a segunda lei de Ohm: 1- Primeira Lei de Ohm 2- Segunda Lei de Ohm
( ) estabelece que a resistência elétrica de um material é diretamente proporcional ao seu comprimento, inversamente proporcional à sua área de secção transversal.
( ) postula que um condutor ôhmico (resistência constante) mantido à temperatura constante, a intensidade (i) de corrente elétrica será proporcional à diferença de potencial (ddp) aplicada entre suas extremidades.
( ) É representada pela seguinte fórmula: R = p.L / A
( ) sua resistência elétrica é constante. Ela é representada pela seguinte fórmula: R = U/I

Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A Primeira Lei de Ohm e a Segunda Lei de Ohm são duas leis fundamentais da eletricidade que estabelecem uma relação matemática entre a corrente elétrica, a tensão elétrica e a resistência elétrica em um circuito.

A Primeira Lei de Ohm afirma que a corrente elétrica (I) que flui através de um material é diretamente proporcional à tensão elétrica (V) aplicada a ele e inversamente proporcional à sua resistência elétrica (R). Matematicamente, essa lei pode ser expressa pela fórmula:

I = V/R

onde I é a corrente elétrica em ampères (A), V é a tensão elétrica em volts (V) e R é a resistência elétrica em ohms (Ω).

A Segunda Lei de Ohm afirma que, para um material que mantém uma temperatura constante, a corrente elétrica (I) é diretamente proporcional à tensão elétrica (V) aplicada a ele. Matematicamente, essa lei pode ser expressa pela fórmula:

I = kV

onde I é a corrente elétrica em ampères (A), V é a tensão elétrica em volts (V) e k é uma constante de proporcionalidade que depende do material e das condições em que ele se encontra.

É importante destacar que a Primeira Lei de Ohm é válida para todos os materiais e circuitos elétricos, enquanto a Segunda Lei de Ohm é válida apenas para materiais que apresentam uma relação linear entre a corrente elétrica e a tensão elétrica, como os metais.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo