Sobre o Teorema de Norton assinale a alternativa CORRETA:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2041981 Engenharia Elétrica
Sobre o Teorema de Norton assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O Teorema de Norton é um importante teorema da teoria dos circuitos elétricos que permite simplificar um circuito complexo em um circuito equivalente mais simples, facilitando a análise e o cálculo de suas grandezas elétricas. Esse teorema foi proposto pelo engenheiro eletricista americano Edward Lawry Norton.

Segundo o Teorema de Norton, qualquer circuito linear e bilateral (ou seja, que possua simetria em relação ao seu eixo central) pode ser representado por uma fonte de corrente de curto-circuito equivalente em paralelo com uma impedância equivalente. Essa fonte de corrente é chamada de "corrente de Norton" e a impedância é chamada de "impedância de Norton".

A corrente de Norton (In) é igual à corrente de curto-circuito (Icc) do circuito original medida em um curto-circuito entre os terminais a serem analisados, enquanto a impedância de Norton (Zn) é igual à impedância vista pelos terminais a serem analisados quando todas as fontes de tensão são substituídas por curtos-circuitos e todas as fontes de corrente são substituídas por circuitos abertos.

Uma vez que a corrente de Norton e a impedância de Norton são conhecidas, é possível calcular qualquer grandeza elétrica do circuito original (como tensão, corrente, potência, etc.) usando as leis de Ohm e de Kirchhoff.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo