Consiste na representação dos documentos nos mais variados ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2014 Banca: BIO-RIO Órgão: CEPEL Prova: BIO-RIO - 2014 - CEPEL - Arquivista |
Q582441 Arquivologia
Consiste na representação dos documentos nos mais variados suportes; é a configuração que o documento assume em virtude da natureza e das informações nele contidas; é a agregação de um função, razão ou atividade ao documento que foi gerado para cumprir determinado propósito relativo ao ato que o criou. As três definições referem-se respectivamente aos conceitos de:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - gênero, espécie, tipo.

Para resolver essa questão, é importante compreender os conceitos fundamentais da Arquivologia relacionados à classificação de documentos. Vamos esclarecer cada um dos termos mencionados na definição e compreender o porquê da alternativa C ser a correta.

Gênero refere-se à natureza do documento quanto à sua forma de transmissão ou tipo de informação que contém. Por exemplo, textuais, cartográficos, iconográficos, eletrônicos, entre outros. A primeira definição aborda a representação dos documentos nos mais variados suportes, falando do gênero.

A espécie diz respeito à configuração que o documento assume em virtude da natureza e das informações nele contidas. Sob esse aspecto, encontramos atos como ofícios, memorandos, relatórios, fotografias, entre outros. A segunda definição está ligada à configuração do documento, ou seja, à espécie do documento.

Por fim, o tipo relaciona-se com a atividade que deu origem ao documento. É um estágio mais específico que reflete a função, razão ou ação que motivou a criação do documento, como ordens de serviço, decretos, portarias, etc. A terceira definição menciona a agregação de uma função, razão ou atividade ao documento, o que corresponde ao tipo.

Portanto, a alternativa C é a correta pois ela associa corretamente as definições apresentadas no enunciado com os conceitos de gênero (representação dos documentos nos mais variados suportes), espécie (configuração que o documento assume), e tipo (agregação de uma função, razão ou atividade ao documento). Compreender essas categorizações é fundamental para a gestão, organização e recuperação eficiente de documentos arquivísticos.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GAbarito C:

5o) De acordo com a Professora Heloísa Bellotto, os termos gênero, espécie e tipo documental possuem as seguintes definições:
• Gênero – “configuração que assume um documento de acordo com o sistema de signos de que seus executores se serviram para registrar a mensagem”.
• Espécie – “configuração que assume um documento de acordo com a disposição e a natureza das informações nele contidas”.
• Tipo – “configuração que assume a espécie documental de acordo com a atividade que a gerou”.
Assim sendo, um relatório é exemplo de “espécie documental”. Quando especificamos a espécie (relatório financeiro, relatório de recursos humanos), temos a caracterização de “tipos documentais”.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo