O princípio básico da pesquisa jurídica que alicerça a estra...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A pesquisa em fontes de informação jurídicas traz peculiaridades próprias de seu formato. As fontes de informação jurídicas são publicadas em grandes volumes, principalmente no caso da legislação e da jurisprudência.
Logo, o primeiro passo para executar a pesquisa nestas fontes é determinar um limite para o escopo (letra C) do que será pesquisado.
Esta limitação pode envolver o tipo de publicação, a data, a esfera publica em que foi publicada e de qual poder ela se origina.
Por exemplo, um pesquisador busca o assunto “incentivo à leitura". Como o assunto pode trazer uma grande quantidade de resultados que vão além do necessário para a pesquisa, é importante que seja limitado um escopo como “legislação municipal vigente publicada nos últimos 10 anos". Esse escopo entregará uma quantidade menor de resultados que poderão ser trabalhados com mais esmero.
Gabarito do Professor: Letra C
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab. C
Alguém sabe a referência dessa questão?
Acrescentando: está na página 115 do livro "Fontes de informação para pesquisa em Direito" na parte que trata da estratégia de busca.
PASSOS, Edilenice Lima; BARROS, Lucivaldo Vasconcelos. Fontes de informação para pesquisa em direito. Brasília, DF: Briquet de Lemos Livros, 2009.
O princípio básico da pesquisa jurídica que alicerça a estratégia de busca, seja no ambiente virtual ou tradicional, é limitar o seu escopo. [...] tão importante quanto isso é definir os argumentos de pesquisa. Se utilizarmos palavras muitos genéricas, a resposta será muito volumosa e imprecisa. Mas, se escolher palavras muito incomuns, como, por exemplo, nomes estrangeiros, corre o risco de errar a grafia e não recuperar o que procura.
→ Uma boa estratégia é tentar uma busca mais específica e ir ampliando o escopo se for necessário.
(Passos; Barros, 2009, p. 115).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo