O livre acesso ao conhecimento no poder judiciário e a diss...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a C - da Biblioteca Digital Jurídica.
A questão aborda o tema de fontes de informação jurídica, enfocando na importância do acesso e disseminação do conhecimento produzido no âmbito do Poder Judiciário. Este tópico é fundamental para quem estuda Biblioteconomia, especialmente para aqueles que pretendem atuar em bibliotecas especializadas em direito ou em instituições ligadas ao sistema jurídico.
Para resolver essa questão, é necessário conhecer as diversas plataformas e sistemas que proporcionam acesso a documentos legais, produção intelectual de juristas e outros conteúdos relacionados ao direito. Cada uma das alternativas mencionadas representa um tipo de fonte de informação jurídica, contudo, a questão especificamente menciona objetivos que estão alinhados com os da Biblioteca Digital Jurídica (BDJur), que é um repositório mantido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).
A BDJur tem como um de seus propósitos promover o livre acesso ao conhecimento jurídico, o que inclui a produção intelectual de magistrados e membros do Ministério Público. Isso está alinhado com a política de acesso aberto e disseminação da informação, princípios essenciais para a Biblioteconomia e para a gestão da informação contemporânea.
É importante que, como futuro profissional da área, você esteja familiarizado com a BDJur e outras fontes de informação jurídica, pois elas são ferramentas chave para a pesquisa e a atualização constante no campo do direito, sendo essenciais para o suporte aos processos de tomada de decisão e à atividade jurisdicional.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
a) LexisNexis: criada em 1976 e possuía, inicialmente, apenas conteúdo jurídico não brasileiro (Estados Unidos, Canadá, Europa Ocidental, África do Sul, Austrália e Oriente Médio). Porém, na medida que foi crescendo, sua abrangência foi aumentando e, atualmente, sua área de cobertura contempla conteúdos de administração, economia e contábeis (além das áreas de direito, relações internacionais, comércio exterior, ciências biológicas, propriedade intelectual, patentes, jornalismo e interesse geral).
b) BBD: Bibliografia Brasileira de Direito é uma bibliografia seletiva, gerada a partir do catálogo bibliográfico da RVBI, com 208.344 referências de materiais bibliográficos (outubro de 2015) existentes nos acervos das bibliotecas da RVBI: livros, capítulos de livros e artigos de periódicos, sobre Direito brasileiro ou estrangeiro, publicados no Brasil, em português ou em outro idioma, e artigos de jornais publicados no suplemento Direito e Justiça, do Correio Braziliense. A BBD está disponível online, no catálogo coletivo das bibliotecas da RVBI, com atualização diária.
c) A BDJur é um repositório mantido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que possibilita acesso a diversos conteúdos da área jurídica, disponíveis nas coleções: Atos Administrativos, Banco de Saberes, Doutrina e Repositório Institucional.
d) Lista Infolegis : Bibliotecários Jurídicos Reunidos: Em 20 de março de 2002, foi criada a Lista Infolegis: Bibliotecários Jurídicos Reunidos, com o propósito de reunir virtualmente os bibliotecários jurídicos brasileiros de todos os Estados e do Distrito Federal.
Seus objetivos são:
1. Servir como fórum de discussão;
2. Permitir a comunicação entre os assinantes;
3. Compartilhar experiências;
4. Solicitar ajuda nas pesquisas;
5. Divulgar serviços oferecidos por bibliotecas, arquivos, serviços de informação diretamente relacionados com informação jurídica;
6. Informar sobre conferências, cursos, workshops, palestras, exposições e demais eventos ligados ao tema;
7. Sugerir sites e publicações na área de informação jurídica.
e) Criado em 2001, o Sistema de Legislação Informatizada (LEGIN), foi criado com a finalidade de ser a aplicação responsável pelo gerenciamento e recuperação das normas federais e internas da Câmara dos Deputados produzidas desde o período do Império
c) da Biblioteca Digital Jurídica.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo