Peças de mobiliário devem ser armazenadas preferencialmente ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q282976 Museologia
Com relação à preservação e conservação de materiais em madeira,
julgue os próximos itens.
Peças de mobiliário devem ser armazenadas preferencialmente em sótãos ou porões, visto que, nesses ambientes, não são atingidas por iluminação natural, sendo mais bem preservadas.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: E - errado

A questão aborda a preservação e conservação de móveis de madeira, importante temática dentro da conservação preventiva em museologia. O enunciado sugere que peças de mobiliário devem ser armazenadas em sótãos ou porões por não serem atingidas pela iluminação natural, o que supostamente as preservaria melhor. No entanto, essa afirmação está incorreta.

Justificativa:

Móveis de madeira exigem condições ambientais controladas para sua preservação. Locais como sótãos e porões geralmente não oferecem essas condições ideais, podendo ter problemas como umidade elevada, temperaturas extremas, e infestações de pragas.

  • Umidade: Tanto o excesso quanto a falta de umidade podem causar danos à madeira. A umidade excessiva favorece o desenvolvimento de fungos e o apodrecimento, enquanto a baixa umidade pode causar fissuras.
  • Temperatura: Locais que não são climatizados adequadamente, como sótãos e porões, sofrem grandes variações térmicas, o que pode levar à expansão e contração do material, causando danos estruturais.
  • Pragas: Ambientes pouco monitorados são mais suscetíveis à infestação de insetos, como cupins, que são especialmente danosos para a madeira.

Portanto, o armazenamento adequado de móveis de madeira deve ser feito em espaços onde as condições de umidade, temperatura e iluminação sejam rigorosamente controladas e monitoradas. Além disso, a circulação de ar deve ser adequada e a presença de pragas, constantemente controlada.

Conclusão: Embora a ausência de iluminação natural minimize o risco de danos causados pela luz, outros fatores em sótãos e porões fazem desses locais uma escolha inadequada para a preservação de móveis de madeira.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Os objetos de madeira são expostos de diferentes maneiras. Móveis estão, normalmente, em exposições abertas no interior dos museus, enquanto que veículos, totens etc. estão colocados ao ar livre. Sob o ponto de vista da preservação, os mais  afortunados são aqueles que se encontram no interior de vitrinas e nos salões de exposição. O contexto da exposição e a natureza do objeto irão, freqüentemente, influenciar a sua conservação preventiva e o tratamento da deterioração.

(...)

A guarda dos objetos na reserva técnica fica facilitada pela possibilidade de condições ambientais mais favoráveis, particularmente em relação à temperatura e à luz. Entretanto, alguns cuidados especiais devem ser tomados como,por exemplo, não deixar móveis diretamente em contato com os pisos de concreto, pedra ou tijolo.

Fonte: http://www.dac.ensino.eb.br/docs/ligislacao/normas_patrimonio/06.pdf

Não armazene mobiliário em sótãos ou porões – os primeiros estão sujeitos a variações extremas de temperatura e os últimos

freqüentemente são úmidos –, nem exponha itens no nicho de uma janela, onde os efeitos da variação ambiental podem se

agravar pelos altos níveis de luminosidade. A luz do sol pode gerar calor suficiente para provocar contrações localizadas e depreciação da cola.

Fonte: http://www.usp.br/cpc/v1/imagem/download_arquivo/roteiro9.pdf

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo