Mais importante que um conteúdo de história de caráter fatua...
Mais importante que um conteúdo de história de caráter fatual, é necessário que, no Ensino Fundamental, os alunos construam noções temporais básicas para se localizarem e se organizarem no tempo histórico, diferenciarem e relacionarem temporalidades, identificarem referências e medições temporais e perceberem a existência de diferentes ritmos e épocas. Nesse sentido, mesmo aqueles conteúdos do ensino tradicional podem constituir recursos de que o professor lança mão para implementar a construção dos conceitos.
(BERGAMASCHI, Maria Aparecida. O tempo histórico no ensino fundamental. Caxambu/MG: ANPED, 2000. p. 2)
Em relação ao Ensino Fundamental, a proposta apresentada pela autora sustenta que
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A resposta correta para a questão é a alternativa A, que afirma que o tempo, como categoria da história, é uma convenção social. Isso significa que a forma como compreendemos e dividimos o tempo em períodos, décadas e séculos é algo que foi construído social e culturalmente ao longo da história humana, e não algo inerente ou natural.
É fundamental, no Ensino Fundamental, que os alunos desenvolvam a habilidade de se situar dentro do tempo histórico, distinguindo e relacionando diferentes temporalidades. Assim, eles podem entender que o tempo não é homogêneo e que diferentes sociedades e culturas podem perceber e medir o tempo de formas diversas.
A periodização tradicional, mencionada na alternativa B, pode ser um recurso útil para o professor, mas a proposta principal é que os alunos construam noções temporais, indo além da memorização de datas e fatos.
A biografia individual e o procedimento dedutivo, mencionados nas alternativas C e D respectivamente, não são o foco principal da abordagem sugerida pela autora. O objetivo é proporcionar aos estudantes uma compreensão mais ampla e conceitual do tempo histórico, em vez de limitar o ensino de história a eventos específicos ou à aplicação de um método dedutivo rígido.
Assim, a alternativa A melhor representa a proposta da autora, que é a de ensinar história de uma maneira que permita aos alunos compreenderem o tempo como uma construção humana e, dessa forma, navegarem melhor pelo conhecimento histórico.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab: A
BERGAMASCHI, Maria Aparecida* “Em resumo, é esta a vida, é o tempo que se inscreve na matéria...” (Ilya Prigogine, 1991) O TEMPO HISTÓRICO NAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL
" tempo, como categoria da história, é uma convenção social." o tempo histórico é marcado por rupturas e permanências do processo historico.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo