Yahoo Messenger é um exemplo de aplicação da

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A alternativa correta é a Alternativa B - Arquitetura P2P Híbrida.

Vamos entender o porquê essa é a resposta correta e analisar as outras alternativas:

Arquitetura P2P Híbrida (Alternativa B): O Yahoo Messenger é um exemplo de aplicação que utiliza uma arquitetura P2P (peer-to-peer) híbrida. Nesse tipo de arquitetura, há uma combinação de servidores centrais com a comunicação direta entre os pares (clientes). Isso significa que, enquanto o servidor central pode gerenciar e autenticar os usuários, a troca de mensagens pode ocorrer diretamente entre os usuários, sem passar pelo servidor central. É um modelo eficiente para aplicações de mensagens instantâneas, pois reduz a carga nos servidores centrais e melhora a velocidade de comunicação.

Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:

Alternativa A - Arquitetura Cliente: Esse termo não é muito específico. Pouco esclarece sobre a comunicação entre os sistemas envolvidos. Geralmente, uma arquitetura cliente refere-se a um modelo onde o cliente consome serviços oferecidos por um servidor, mas não aborda diretamente a comunicação entre clientes, como é o caso do Yahoo Messenger.

Alternativa C - Arquitetura Servidor: Neste modelo, toda a comunicação e processamento são centralizados no servidor. O Yahoo Messenger, no entanto, não se limita a esse modelo, pois permite a comunicação direta entre os usuários, característica da arquitetura P2P híbrida.

Alternativa D - Arquitetura P2P pura: Embora o Yahoo Messenger utilize características P2P, ele não é um exemplo de arquitetura P2P pura. Numa arquitetura P2P pura, não há servidores centrais e todos os nós (clientes) têm privilégios iguais, compartilhando recursos diretamente entre si. O Yahoo Messenger ainda depende de servidores centrais para algumas funções, como autenticação de usuários.

Alternativa E - Arquitetura Três camadas: A arquitetura de três camadas divide a aplicação em três níveis: interface do usuário, lógica de aplicação (ou lógica de negócio) e banco de dados. Embora esta seja uma arquitetura comum para aplicações web e empresariais, ela não descreve adequadamente o funcionamento do Yahoo Messenger, que é melhor caracterizado por uma comunicação P2P híbrida.

Para resolver essa questão, é necessário ter conhecimento sobre os diferentes tipos de arquiteturas de aplicações e entender especificamente como funcionam as arquiteturas P2P e híbridas. A distinção entre P2P puro e híbrido é especialmente relevante, pois muitas aplicações modernas utilizam uma combinação de servidores centrais e comunicação direta entre clientes para otimizar desempenho e eficiência.

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As redes não-estruturadas não usa algoritmos especiais para organizar as conexões da rede. Quando um par deseja entrar na rede, ele só precisa copiar as conexões de algum nó e criar suas próprias ligações através do tempo. O sistema de busca é por inundação: uma mensagem é enviada a todos os nós para encontrar a maior quantidade possível de pares que tem o arquivo. Esse sistema não é muito eficiente, pois é difícil encontrar arquivos raros nele. Além disso, existe muito tráfego de sinalização. Existem três tipos:

P2P Pura: Toda a rede consiste de pares iguais (todos são clientes e servidores), sendo , portanto, completamente descentralizada. Não existe um servidor central, ou um roteador central. Existe apenas uma camada de roteamento, já que não há nós preferenciais com funções de infraestrutura. Ex: Gnutella( até a versão 0.4) e Freenet.

P2P híbrida: Existem nós de infraestrutura, chamados supernós. Os clientes são distribuídos em dois grupos: nós clientes e nós sobrepostos.Cada cliente é capaz de agir de acordo com as necessidades da rede no momento e se tornar parte da rede sobreposta quando necessário. Ex:Gnutella(versão 0.4 em diante) e  Kazaa.

P2P centralizada: Apesar do nome, elas também são híbridas, mas alguns servidores centrais são usados para carregar o sistema, provendo banda e processamento, enquanto a transferência de dados é P2P. Parece com a rede estruturada, mas não possui algoritmos que determinem as conexões entre os pares. Ex: eDonkey.

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