Analise as afirmativas:I- As lesões precursoras do carcinoma...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1718455 Medicina

Analise as afirmativas:


I- As lesões precursoras do carcinoma mamário como a hiperplasia ductal atípica, a neoplasia lobular e carcinoma ductal in situ apresentam alterações genéticas comuns aos carcinomas. Nem todas as lesões proliferativas epiteliais são precursoras, como as hiperplasias usuais, por exemplo.

II- As neoplasias lobulares são lesões não invasivas, localizadas ou extensas, que comprometem a unidade lobular e podem disseminar-se para os ductos. Recentemente reconhecidas como lesões precursoras, as neoplasias lobulares constituem achados incidentais de biópsias da mama, tendem à multicentricidade e à bilateralidade.

III- A displasia mamária é uma proliferação epitelial neoplásica intraductal que respeita a barreira da membrana basal. São classificados de baixo e alto grau, considerando o volume nuclear, a distribuição da cromatina e as características dos nucléolos.


Sobre as afirmativas assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a D, pois as afirmativas I e II são verdadeiras. A afirmativa I diz que as lesões precursoras do carcinoma mamário apresentam alterações genéticas comuns aos carcinomas, enquanto que a II afirma que as neoplasias lobulares são lesões precursoras e podem disseminar-se para os ductos. Já a afirmativa III está incorreta, pois a displasia mamária é uma proliferação epitelial não neoplásica que pode ou não evoluir para uma lesão precursora. Além disso, a displasia mamária não é classificada em baixo ou alto grau. É importante que o aluno tenha conhecimento sobre essas lesões precursoras do carcinoma mamário para entender melhor a fisiopatologia da doença e também para identificar os diferentes tipos de lesões em exames de imagem e biópsias.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo