No TEXTO I, o amor é retratado pela autora como
TEXTO I
Isso é muita sabedoria
Quando fazemos tudo para que nos amem e não conseguimos, resta-nos um último recurso: não fazer mais nada. Por isso, digo, quando não obtivermos o amor, o afeto ou a ternura que havíamos solicitado, melhor será desistirmos e procurar mais adiante os sentimentos que nos negaram. Não fazer esforços inúteis, pois o amor nasce, ou não, espontaneamente, mas nunca por força de imposição. Às vezes, é inútil esforçar-se demais, nada se consegue; outras vezes, nada damos e o amor se rende aos nossos pés. Os sentimentos são sempre uma surpresa. Nunca foram uma caridade mendigada, uma compaixão ou um favor concedido. Quase sempre amamos a quem nos ama mal, e desprezamos quem melhor nos quer. Assim, repito, quando tivermos feito tudo para conseguir um amor, e falhado, resta-nos um só caminho... o de mais nada fazer.
Clarice Lispector
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão de interpretação textual baseada no texto de Clarice Lispector. O tema principal aqui é a compreensão do amor conforme descrito pela autora.
Alternativa Correta: D
A alternativa D é a correta porque descreve o amor como um sentimento surpreendente e fluido, que nem sempre é dotado de reciprocidade. No texto, Clarice Lispector enfatiza que o amor é algo que não pode ser forçado ou previsto, nascendo espontaneamente ou não, e que nem sempre há reciprocidade. Isso é evidente quando ela menciona que "os sentimentos são sempre uma surpresa" e que "quase sempre amamos a quem nos ama mal, e desprezamos quem melhor nos quer".
Análise das Alternativas Incorretas:
A - A alternativa A sugere que o amor é um "traço da racionalidade humana", o que contradiz o texto, pois Clarice fala sobre o amor como algo que não pode ser imposto ou previsto racionalmente, mas que surge espontaneamente.
B - A alternativa B aponta o amor como "previsível e espontâneo", o que é contraditório. O texto ressalta que o amor não é previsível, mas sim uma surpresa, e não há garantia de que será retribuído.
C - A alternativa C descreve o amor como "um requisito indispensável para a felicidade humana, que deve ser buscado incessantemente", o que não é dito no texto. Na verdade, Clarice sugere que quando o amor não é correspondido, deve-se parar de buscá-lo incessantemente e não fazer "esforços inúteis".
Para melhorar sua interpretação em questões como essa, preste atenção a palavras-chave e expressões que indicam o tom e a perspectiva do autor, como "surpresa", "inútil esforçar-se", e "espontaneamente". Essas palavras ajudam a entender a visão do autor sobre o tema abordado.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
banca fazendo o candidato sofrer de duas formas diferentes.
Letra D- um sentimento surpreendente e fluido, que nem sempre é dotado de reciprocidade
é culpa da morena
Quem eu quero, não me quer, quem me quer, mandei embora... (SORIANO, Waldick)
um sentimento surpreendente e fluido, que nem sempre é dotado de reciprocidade.
Responde Parabéns! BANCA ILUDINDO OS concursseiros
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo