Para Alina Wheeler (2012), a identidade da marca “é tangível...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2563368 Comunicação Social

Para Alina Wheeler (2012), a identidade da marca “é tangível e faz apelo para os sentidos. Você pode vê-la, tocá-la, agarrá-la, ouvi-la, observá-la se mover. A identidade da marca alimenta o reconhecimento, amplia a diferenciação e torna grandes ideias e significados mais acessíveis”. Em relação ao design de identidade da marca, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Os chamados stakeholders representam aquele grupo principal de clientes diretos da marca, já que afetam o seu sucesso. Identificá-los é um processo contínuo que visa mapear comportamentos, necessidades e percepções desse público a fim de aproveitar as oportunidades. 

( ) A gestão de marcas, também chamada de branding, é um processo que desenvolve a conscientização e amplia a fidelidade do cliente. É uma forma de atribuir valor à marca para expressar por que as pessoas deveriam escolher uma marca e não outra, movida pelo desejo de liderar, aproveitar oportunidades  e superar a concorrência.

( ) O posicionamento leva em conta o mix dos quatro “Ps” do marketing, que dimensionam e afetam as vendas. Tendo por base uma estratégia de marca eficaz, propõe uma diferenciação, a vantagem competitiva e uma proposta de valor que é única.

( ) A assinatura visual é a combinação específica e inegociável da marca comercial e do logotipo. Deve ser exclusiva, durável e sustentável. As melhores assinaturas têm zonas de isolamento para proteger sua presença. Uma empresa pode ter várias assinaturas visuais para diferentes linhas de negócios, incluindo ou não uma tagline

( ) Quase tudo que serve para distinguir produtos e serviços pode ser registrado como marca. Nomes, símbolos, logotipos, taglines, slogans, design de embalagem e de produtos, cores e som – tudo isso são ativos de identidade de marca que podem ser registrados oficialmente e protegidos de litígios futuros. No Brasil, o registro de marcas é feito pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). 


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Alternativas