Sobre o processo de entrevista diagnóstica com crianças e a...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa D é a correta para a questão proposta, pois é a única incorreta.
Análise da Alternativa D: Esta alternativa está incorreta porque o processo de entrevistas diagnósticas com crianças e adolescentes não deve se restringir apenas aos pais ou responsáveis legais. Pelo contrário, é fundamental que o psicólogo entreviste diretamente a criança ou o adolescente. Isso permite compreender melhor suas perspectivas, emoções e comportamentos em relação ao problema apresentado. As entrevistas com os pais são importantes, mas não substituem a necessidade de uma avaliação direta com os jovens.
Análise das Alternativas Incorretas:
Alternativa A: Esta afirmação está correta. No contexto do psicodiagnóstico, a criança pode realmente ver o entrevistador como figuras de autoridade conhecidas, como pais ou professores. Isso ocorre devido à projeção que as crianças fazem de suas experiências anteriores e como elas percebem os adultos em posições de poder.
Alternativa B: Também está correta. Muitas vezes, os dados obtidos durante o psicodiagnóstico podem ser mais perturbadores para os adultos que convivem com a criança, já que revelam questões familiares ou dinâmicas que não eram tão explícitas ou admitidas. Para a criança, o processo pode ser mais natural e menos conflituoso.
Alternativa C: Esta alternativa está correta. Na entrevista com os pais, o psicólogo deve levantar informações sobre o desenvolvimento da criança e sobre como ela foi preparada para passar pelo psicodiagnóstico. Isso é essencial para entender o contexto familiar e as expectativas dos pais em relação ao comportamento da criança.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo