Sabe-se que a maior parte da energia elétrica utilizada indu...
Nas máquinas de indução trifásicas verifica-se que
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a E. Vamos entender por quê e analisar as outras alternativas.
Alternativa E: O funcionamento da máquina de indução, seja como motor ou como gerador, consome energia reativa, que pode ser fornecida por uma rede à qual ela esteja conectada. Correta. Isso acontece porque as máquinas de indução têm componentes reativos (indutivos) que necessitam de energia reativa para criar o campo magnético necessário ao seu funcionamento.
Alternativa A: A limitação da corrente de partida no motor de gaiola é obtida através de inserção de resistências externas, conectadas em série com o circuito do rotor. Isto está incorreto. Nos motores de gaiola, não é comum utilizar resistências externas no rotor, pois a construção do rotor em gaiola de esquilo não permite esse tipo de conexão. Essa técnica é usada em motores de rotor bobinado.
Alternativa B: A frequência das correntes induzidas no rotor tem a mesma frequência da rede de alimentação. Isso está incorreto. As correntes no rotor de um motor de indução trifásico têm uma frequência diferente, que depende do escorregamento; se o rotor estivesse parado, a frequência seria igual à da rede, mas em operação normal, é menor.
Alternativa C: O motor alimentado por 220 V, 60 Hz e com velocidade de eixo igual a 1710 rpm tem o valor do escorregamento igual a 0,02. Está correto se considerarmos a velocidade síncrona de 1800 rpm para um motor de 4 polos a 60 Hz, mas isso seria uma combinação isolada; aqui, a questão teve como foco principal outro aspecto mais genérico da máquina de indução, ou seja, o consumo de energia reativa.
Alternativa D: O campo girante produzido pelas correntes no estator, quando operando como motor, gira com uma velocidade pouco menor que a velocidade síncrona. Isso está incorreto. Na verdade, o campo girante gira com a velocidade síncrona; é o rotor que gira com uma velocidade menor, gerando o fenômeno do escorregamento, que é a diferença entre velocidade síncrona e a velocidade de rotação do rotor.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Dioooouuuu, sabe responder essa?
Por eliminatória, a letra e) é a resposta mais provável.
Mas está confusa por usar o termo "consumo" para energia reativa.
Energia consumida é a da Potência Ativa. A Potência Reativa aumenta a corrente alternada no circuito mas não pode ser considerada "consumo" já que é devolvida à rede a cada semiciclo, e não fornecida por ela.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo