Os sistemas de detecção e alarme são os meios utilizados pa...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Resposta correta: B - Botoeira.
Para compreender a questão, é necessário ter conhecimento sobre os componentes de um sistema de detecção e alarme de incêndio. A questão foca em identificar qual componente permite que os usuários acionem manualmente o sistema de alarme em caso de emergência.
A botoeira, que é a alternativa correta, é um dispositivo manual, normalmente instalado em locais estratégicos e de fácil acesso em edificações. Qualquer pessoa pode pressioná-la para ativar o sistema de alarme e sinalizar uma situação de emergência. Sua característica principal é permitir o acionamento rápido e eficaz do sistema de alarme de incêndio, mobilizando os ocupantes para evacuação e as equipes de resposta a emergências.
Esse componente é essencial porque, apesar de muitos sistemas modernos contarem com detectores automáticos que podem identificar fumaça, calor ou chamas, a atuação humana direta por meio da botoeira pode ser o fator decisivo para uma resposta imediata, especialmente em situações onde o incêndio ainda não foi detectado pelos dispositivos automáticos.
A função da botoeira é, portanto, permitir a qualquer indivíduo a iniciativa de comunicar um perigo iminente, ajudando a salvar vidas e propriedades antes que a situação se torne incontrolável.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alarme de Incêndio:
É um sistema dotado de botoeiras e sirenes ligados a uma central de baterias que no caso de incêndios o vidro da botoeira deverá ser quebrado e entrar em funcionamento, emitindo um alarme sonoro, que é o mais usado. Ao ser acionado as pessoas devem se retirar do prédio pela rota de fuga ( escadaria ) imediatamente.
O alarme de incêndio é o sistema responsável pela informação de todos os usuários envolvidos em uma determinada área da iminência da ocorrência de um incêndio ou no princípio do mesmo.
Normalmente um sistema deste tipo é instalado nas instalações a proteger e não precisa de alterações no futuro. É constituído por detectores automáticos, baseados na detecção de fumo, chama ou calor, por acionadores manuais, baseados na observação humana do princípio de incêndio para posterior acionamento do alarme que envia alerta para uma central de alarme. Esta central de alarme por sua vez envia sinais de alerta para dispositivos de sinalização audiovisual como sirenes e luzes de emergência.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Alarme_de_inc%C3%AAndio
Os Sistemas de Detecção e Alarme de Incêndio são compostos de alguns elementos básicos:
Central de Alarme e Detecção;
Detectores;
Acionadores Manuais;
Sinalizadores;
Módulos de entrada e saída.
A central de alarme é responsável por coletar a informação de estado dos detectores e, em caso de verificar uma situação de alarme, ativar os sinalizadores.
Fonte: http://augeoengenharia.com.br/areas-de-atuacao/deteccao-e-alarme-de-incendio
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo