Desmatar é matar duas vezes As palavras possuem várias...
As palavras possuem várias formas de serem interpretadas. Prefixos e sufixos alteram conceitos e ideias, mudando muitas vezes nossas conclusões. Analisá-las profundamente pode nos proporcionar novos entendimentos acerca de um tema antigo.
Refletir sobre conceitos consolidados nos permite ampliar nossos limites do conhecimento e trazer luz a caminhos ainda obscuros.
O prefixo “des-” indica uma ação contrária. Desfazer é cancelar o que foi feito. Descontaminar é limpar o que foi poluído. Mas, nem sempre é assim. Matar significa tirar a vida de alguém. Desmatar não significa trazer a vida de volta.
Desmatar implica em retirar a cobertura vegetal de determinado local. Assim, ao contrário do uso comum, o prefixo “des-” não significa negação ou oposição ao ato de matar. Significa sim, um valor intensificador, reforçativo.
GODOI, Emiliano Lobo. Desmatar é matar duas vezes. Disponível em: https://veja.abril.com.br/coluna/noblat/desmatar-e-matar-duas-vezes-por-emiliano-lobo-de-godoy/.Acesso em: 13fev. 2023.
Analise as afirmativas feitas sobre o texto:
I. O emprego da metalinguagem está relacionado a uma crítica à preservação ambiental. II. O prefixo “des-” também intensifica o sentido das palavras “desbancar” e “destruição”. III. O autor argumenta que analisar palavras permite a aquisição de novos conhecimentos. IV. O texto sugere que o sentido das palavras depende do conhecimento prévio do faltante.
Estão corretas apenas as afirmativas
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (5)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
nao tem critica nenhuma.
Eu, na minha humilde opinião, discordo do gabarito. Veja, metalinguagem é uma linguagem sobre si mesmo, tem sim metalinguagem, pois discute a própria gramática. Mas a crítica não é sobre a preservação ambiental e sim uma crítica à degradação ambiental - o desmatamento. Se fosse uma crítica a preservação ambiental deveria ser algo do tipo: O reflorestamento não funciona do jeito que está sendo implantado... Alguém me diz se viajei por favor kkkk.
Não é uma crítica à preservação, é justamente uma crítica à falta dela.
cadê a crítica?
É uma critica a falta de preservação ambiental. Quando se fala sobre preservação ambiental é preciso mostrar dados da importância de se preservar as florestas é por isso sempre é mostrado dados sobre o desmatamento, poluição e queimadas. Compreendi a resposta a partir dos questionamentos dos outros usuários. Essa questão errei.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo