A classificação do risco é um fator crítico em qualquer sit...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q594001 Segurança e Saúde no Trabalho
A classificação do risco é um fator crítico em qualquer situação de gerenciamento da segurança. Sobre as técnicas de identificação de perigos, análise e avaliação de riscos, analise as assertivas abaixo.

I. O Hazard and Operability Studies (HAZOP) é uma técnica de análise qualitativa desenvolvida com o intuito de examinar as linhas de processo, identificando perigos e prevenindo problemas.

II. A Análise Preliminar de Riscos (APR) consiste no estudo durante a fase de concepção ou desenvolvimento prematuro de um novo sistema, com o fim de se determinar os riscos que poderão estar presentes na sua fase operacional

. III. O HAZOP também é chamado de Análise Preliminar de Perigos (APP).

É correto o que se afirma em 

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O HAZOP também é chamado de Análise de Operabilidade de Perigos.

Gab: A

 

A APR também é chamada de Análise Preliminar de Perigos (APP).

I. O Hazard and Operability Studies (HAZOP) é uma técnica de análise qualitativa desenvolvida com o intuito de examinar as linhas de processo, identificando perigos e prevenindo problemas.

CERTO

II. A Análise Preliminar de Riscos (APR) consiste no estudo durante a fase de concepção ou desenvolvimento prematuro de um novo sistema, com o fim de se determinar os riscos que poderão estar presentes na sua fase operacional.

CERTO

. III. O HAZOP também é chamado de Análise Preliminar de Perigos (APP).

ERRADO.  NÃÃÃOOOO .... A APR é que é chamada de APP

 

a III está errada, pois, APP e APR é que são as mesmas, e a definição do item II esta certa para ambas nomenclaturas.

já a técnica HAZOP, esta certo no item I, e também é chamada de Analise de operabilidade de perigo, visa identificar os problemas de operabilidade de uma instalação de processo contínuo, por meio da revisão sistemática do projeto da unidade ou da instalação e seu entorno. (Requer equipe multidisciplinar de especialistas, para analise de risco, gera perguntas de modo sistemático e pelo uso apropriado de um conjunto de palavras chave aplicadas a pontos críticos do sistema em estudo, permite avaliação das consequências e possíveis desvio de operabilidade em instalações de um processo, revisando metodicamente o projeto da unidade ou de toda a fabrica que possam gerar acidentes nas diferentes áreas da instalação, além de perdas na produção em razão de descontinuidade operacional)

A questão cobrou conhecimento sobre as metodologias de análise de risco: HAZOP e APR.

HAZOP (Hazard and Operability Studies) ou estudos ou análises de perigo e operabilidade é uma metodologia qualitativa de análise de risco que visa detectar possíveis desvios no processo produtivo.

  • Foca em cada ponto do processo.
  • Metódico.
  • Usa palavras-guias.
  • Objetiva analisar sistemas e foca nos desvios do processo.

APR

“A Análise Preliminar de Riscos (APR) consiste na avaliação inicial dos riscos potenciais, suas causas, consequências e medidas de controle. Deve ser efetuada por equipe técnica multidisciplinar e coordenada por profissional de segurança e saúde no trabalho ou, na inexistência deste, pelo responsável pelo cumprimento da NR34, devendo ser assinada por todos os participantes”. (CAMISASSA, 2015)

Partiremos para a análise dos itens:

I. CERTO. O item refere-se corretamente à metodologia HAZOP.

II. CERTO. O item refere-se corretamente à metodologia APR.

III. ERRADO. O HAZOP também é chamado de Análise de Perigo e Operabilidade. A APR é que é a análise preliminar de riscos.

Apenas I e II estão certos.

Fonte: CAMISASSA, M. Q. Segurança e saúde no trabalho: NRs 1 a 36 comentadas e descomplicadas. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método: 2015.

GABARITO DA MONITORA: LETRA A

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo