A língua pode interferir na manutenção do equilíbrio oclusal...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta para a questão é a Alternativa A.
Tema central da questão: A questão aborda a influência da língua na manutenção do equilíbrio oclusal, um tema essencial em Motricidade Orofacial. Esse equilíbrio refere-se à relação harmoniosa entre os dentes, a mandíbula e outras estruturas da boca. Problemas nesse equilíbrio podem resultar em disfunções ou desalinhamentos dentários.
Justificativa da alternativa correta:
A - A pressão da língua em repouso contra os incisivos pode representar um fator desencadeante e/ou de manutenção do desequilíbrio oclusal.
Quando a língua pressiona os dentes incisivos em repouso, pode levar a um desequilíbrio nos arcos dentários. Essa pressão contínua pode empurrar os dentes para frente, alterando a mordida e a relação entre as arcadas dentárias. Portanto, essa alternativa está correta ao relacionar diretamente a posição da língua com alterações oclusais.
Análise das alternativas incorretas:
B - A pressão da língua contra os incisivos em repouso e a anteriorização da mesma durante a fala são fatores que não se relacionam, mas podem agravar a ocorrência do desequilíbrio do aparelho estomatognático.
Essa alternativa está incorreta porque sugere que a pressão da língua em diferentes ocasiões "não se relacionam". No entanto, ambas as situações podem estar diretamente ligadas ao desequilíbrio oclusal, uma vez que a pressão e posição da língua são críticas para a harmonia dental e oral.
C - A posição de língua em repouso mais adequada, em todos os tipos faciais, deve ser elevada na cavidade oral, com o dorso da língua acoplado contra o palato e a ponta encostada na papila.
Embora essa posição seja frequentemente ideal, a afirmação de que ela é adequada para "todos os tipos faciais" é incorreta. Diferenças anatômicas e funcionais entre indivíduos podem exigir ajustes específicos na posição de repouso da língua.
D - A macroglossia está relacionada sempre com alterações oclusais, mesmo em indivíduos sem problemas neurológicos.
Essa afirmação é incorreta porque a macroglossia, que é o aumento do volume da língua, nem sempre provoca alterações oclusais em todos os indivíduos. Além disso, a presença de macroglossia não está necessariamente ligada a problemas neurológicos.
Estratégia para interpretação: Ao resolver questões como essa, é vital focar nas palavras-chave e como elas se relacionam com conceitos fundamentais da Motricidade Orofacial, como equilíbrio oclusal e posição da língua. Isso ajuda a discernir a lógica por trás de cada alternativa.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo