Texto para responder às questões 28 e 29. Não se pode isola...
Texto para responder às questões 28 e 29.
Não se pode isolar a doença do ser que adoece, do sentimento de estar-enfermo, que coloca o sujeito numa experiência de mal-estar, sendo o adoecimento considerado uma situação-problema vivida pelo ser-doente-em-situação. Tal experiência decorrente do adoecimento envolve sensações e sentimentos diversos, dependendo das percepções de quem está vivenciando este momento ímpar. E sendo assim, pensando-se na hospitalização e nos momentos de dor e de sofrimento, pode-se compreender os movimentos particulares, os mecanismos de enfrentamento de cada um dos envolvidos e reflexões sobre como atravessar as dificuldades da situação.
BRASIL. Conselho Federal de Psicologia. Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) nos serviços hospitalares do Sistema Único de Saúde. Conselho Federal de Psicologia, Conselhos Regionais de Psicologia e Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas. 1. ed. Brasília: CFP, 2019.
Quanto às concepções de saúde e doença, assinale a alternativa correta.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: B
Justificativa:
A questão aborda o tema da Psicologia da Saúde, em especial as concepções de saúde e doença no contexto da hospitalização e do adoecimento. Para resolver a questão, é necessário compreender como o adoecimento afeta o indivíduo não apenas fisicamente, mas também emocional e psicologicamente.
A alternativa B está correta, pois descreve adequadamente o que ocorre durante uma crise de adoecimento. Durante esse período, a pessoa pode realmente perder momentaneamente o equilíbrio e ficar desestabilizada, além de enfrentar uma redução na capacidade de encontrar soluções imediatas para os problemas, o que interfere na sua habilidade adaptativa. Esse entendimento está alinhado com a literatura e os conceitos apresentados nos serviços hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS).
Análise das Alternativas Incorretas:
A: A alternativa A está incorreta, pois durante a crise advinda do adoecimento, geralmente há um aumento, e não uma diminuição, da tensão. O período de adoecimento envolve grande estresse emocional e físico para o paciente.
C: A alternativa C está incorreta, pois as reações de ajustamento são essenciais na vivência das situações de adoecimento. O enfrentamento e a adaptação são fundamentais para que o paciente possa lidar com a doença.
D: A alternativa D está incorreta, pois sentimentos, percepções distorcidas, fantasias destrutivas, exames e prognósticos geralmente aumentam o sofrimento dos pacientes e de seus familiares, e não o grau de suportabilidade.
E: A alternativa E está incorreta porque a experiência de hospitalização frequentemente exige atenção psicológica. A hospitalização pode sim fortalecer o paciente, mas os mecanismos adaptativos adequados são frequentemente reforçados com a ajuda de apoio psicológico.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo