Tendo por base o Manual de Redação da Presidência da Repúbl...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1748070 Redação Oficial
Tendo por base o Manual de Redação da Presidência da República, assinale a alternativa correta sobre a formatação dos documentos do padrão ofício.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento acerca da formatação dos documentos do padrão ofício.

a) De acordo com o Manual de Redação, a numeração das páginas é obrigatória apenas a partir da segunda página da comunicação. Assim, esta alternativa está incorreta.
b) Conforme explica o Manual de Redação, deve ser utilizado, preferencialmente, formato de arquivo que possa ser lido e editado pela maioria dos editores de texto utilizados no serviço público, tais como DOCX, ODT ou RTF. Portanto, esta alternativa está correta.
c) Para destaques deve-se utilizar, sem abuso, o negrito. Já as palavras estrangeiras, essas devem ser grafadas em itálico. Dessa forma, identificamos que esta alternativa está incorreta.
d) Quanto ao emprego de cores, o Manual de Redação explica que os textos devem ser impressos na cor preta, em papel branco, reservando-se, se necessário, a impressão colorida para gráficos e ilustrações. Sendo assim, verificamos que esta alternativa está incorreta.
Gabarito do Professor: Letra B.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito (b)

A numeração das páginas é obrigatória apenas a partir da terceira página da comunicação. (numeração a partir da segunda página)

Palavras de origem estrangeira precisam estar, necessariamente, em negrito, com exceção de expressões latinas, pois estas deverão ser escritas em itálico. (palavras estrangeiras em itálico)

O documento precisa ser impresso na cor preta, não sendo, em nenhuma hipótese, possível a utilização de outras cores, mesmo se houver gráficos ou ilustrações. (gráficos e/ou ilustrações podem ser coloridos).

Fonte: Meus resumos

A) A numeração das páginas é obrigatória apenas a partir da terceira página da comunicação. (segunda página)

B) Deve ser utilizado, preferencialmente, formato de arquivo que possa ser lido e editado pela maioria dos editores de texto utilizados no serviço público, tais como DOCX, ODT ou RTF. (CERTO)

C) Palavras de origem estrangeira precisam estar, necessariamente, em negrito, com exceção de expressões latinas, pois estas deverão ser escritas em itálico. (itálico)

D) O documento precisa ser impresso na cor preta, não sendo, em nenhuma hipótese, possível a utilização de outras cores, mesmo se houver gráficos ou ilustrações. (texto cor preta e papel branco, gráfico e ilustrações impressão colorida.)

Fonte: Manual de Redação Oficial da Presidência da República.

http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf

Arquivo em formato, preferencialmente, DOCX, ODT e RTF.

GABARITO: B

Os documentos do padrão ofício devem obedecer à seguinte formatação:

a) tamanho do papel: A4 (29,7 cm x 21 cm);

b) margem lateral esquerda: no mínimo, 3 cm de largura;

c) margem lateral direita: 1,5 cm;

d) margens superior e inferior: 2 cm;

e) área de cabeçalho: na primeira página, 5 cm a partir da margem superior do papel;

f) área de rodapé: nos 2 cm da margem inferior do documento;

g) impressão: na correspondência oficial, a impressão pode ocorrer em ambas as faces do papel. Nesse caso, as margens esquerda e direita terão as distâncias invertidas nas páginas pares (margem espelho);

h) cores: os textos devem ser impressos na cor preta em papel branco, reservando-se, se necessário, a impressão colorida para gráficos e ilustrações;

i) destaques: para destaques deve-se utilizar, sem abuso, o negrito. Deve-se evitar destaques com uso de itálico, sublinhado, letras maiúsculas, sombreado, sombra, relevo, bordas ou qualquer outra forma de formatação que afete a sobriedade e a padronização do documento;

j) palavras estrangeiras: palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico;

k) arquivamento: dentro do possível, todos os documentos elaborados devem ter o arquivo de texto preservado para consulta posterior ou aproveitamento de trechos para casos análogos. Deve ser utilizado, preferencialmente, formato de arquivo que possa ser lido e editado pela maioria dos editores de texto utilizados no serviço público, tais como DOCX, ODT ou RTF.

l) nome do arquivo: para facilitar a localização, os nomes dos arquivos devem ser formados da seguinte maneira: tipo do documento + número do documento + ano do documento (com 4 dígitos) + palavras-chaves do conteúdo .

GABARITO: B

Revisão:

Os documentos do padrão ofício devem obedecer à seguinte formatação:

a) tamanho do papel: A4 (29,7 cm x 21 cm);

b) margem lateral esquerda: no mínimo, 3 cm de largura;

c) margem lateral direita: 1,5 cm;

d) margens superior e inferior: 2 cm;

e) área de cabeçalho: na primeira página, 5 cm a partir da margem superior do papel;

f) área de rodapé: nos 2 cm da margem inferior do documento;

g) impressão: na correspondência oficial, a impressão pode ocorrer em ambas as faces do papel. Nesse caso, as margens esquerda e direita terão as distâncias invertidas nas páginas pares (margem espelho);

h) cores: os textos devem ser impressos na cor preta em papel branco, reservando-se, se necessário, a impressão colorida para gráficos e ilustrações;

i) destaques: para destaques deve-se utilizar, sem abuso, o negrito. Deve-se evitar destaques com uso de itálico, sublinhado, letras maiúsculas, sombreado, sombra, relevo, bordas ou qualquer outra forma de formatação que afete a sobriedade e a padronização do documento;

j) palavras estrangeiras: palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico;

k) arquivamento: dentro do possível, todos os documentos elaborados devem ter o arquivo de texto preservado para consulta posterior ou aproveitamento de trechos para casos análogos. Deve ser utilizado, preferencialmente, formato de arquivo que possa ser lido e editado pela maioria dos editores de texto utilizados no serviço público, tais como DOCX, ODT ou RTF.

l) nome do arquivo: para facilitar a localização, os nomes dos arquivos devem ser formados da seguinte maneira: tipo do documento + número do documento + ano do documento (com 4 dígitos) + palavras-chaves do conteúdo .

A numeração das páginas é obrigatória apenas a partir da segunda página da comunicação.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo