A Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) é uma condição comum ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1244085 Medicina
A Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) é uma condição comum que afeta muitos homens com maior prevalência na faixa etária entre os 40 e 50 anos. Assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central da questão é a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), que é uma condição médica comum em homens mais velhos, especialmente entre os 40 e 50 anos. Para resolver essa questão, é importante ter conhecimentos sobre as manifestações clínicas, complicações, métodos de diagnóstico e opções de tratamento da HPB.

A alternativa D é a correta. Veja a justificativa e a análise de cada alternativa abaixo:

A - As manifestações clínicas compreendem jato urinário fraco e sensação de esvaziamento incompleto. Esta alternativa está correta, pois os sintomas mencionados são comuns na HPB. Os pacientes frequentemente relatam dificuldades em iniciar e manter um fluxo urinário forte e sentem como se a bexiga não estivesse completamente vazia após urinar.

B - Dentre as complicações clínicas, podemos citar a retenção urinária e infecções urinárias de repetição. Esta alternativa também está correta. Complicações como retenção urinária aguda e infecções do trato urinário são, de fato, associadas à HPB, devido à obstrução do fluxo urinário.

C - Pacientes com manifestações clínicas devem ter avaliação da função renal, sedimento urinário, toque retal. Esta alternativa está correta. Essas avaliações são parte do protocolo diagnóstico para HPB, ajudando a excluir outras condições e a avaliar a saúde geral do trato urinário.

D - O estudo urodinâmico deve ser realizado em todos os pacientes sintomáticos para definição do tratamento. Esta é a alternativa INCORRETA. O estudo urodinâmico não é necessário para todos os pacientes sintomáticos. Este exame é reservado para casos específicos onde há dúvida no diagnóstico ou quando o paciente apresenta sintomas complexos que não melhoraram com o tratamento inicial.

E - A doxazosina é o medicamento mais empregado e deve ser administrado à noite para redução de efeitos colaterais. Esta alternativa está correta. A doxazosina é um bloqueador alfa usado no tratamento da HPB e é administrada à noite para minimizar efeitos como hipotensão postural, que podem ocorrer durante o dia.

'Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!'

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa incorreta é a D, pois o estudo urodinâmico não é indicado para todos os pacientes sintomáticos com HPB. Geralmente, ele é solicitado em casos mais complexos e que necessitam de uma avaliação mais detalhada da função da bexiga e do fluxo urinário. O diagnóstico da HPB é realizado clinicamente, com base nas manifestações clínicas e exames complementares, como a avaliação da função renal, sedimento urinário e toque retal. O tratamento pode incluir medidas clínicas, medicamentosas ou cirúrgicas, dependendo da gravidade dos sintomas e da resposta do paciente ao tratamento inicial.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo