Em relação ao modelo entidade-relacionamento, analise as afi...
I. Uma chave estrangeira é um campo, que faz referência para a chave primária de outra tabela ou da mesma tabela. II. Especialização é uma abstração em que os conjuntos de relacionamentos são tratados como conjuntos de entidades de nível superior e podem participar de relacionamentos. III. No relacionamento 1-para-N (um-para-muitos), a chave estrangeira situa-se na entidade de cardinalidade muitos. IV. Relacionamentos N-para-M (muitos-para-muitos) são mapeados em relações extras contendo uma chave primária criada artificialmente e as chaves primárias das relações envolvidas.
É correto afirmar que as afirmativas
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E - I, III e IV são corretas.
Vamos explorar cada afirmativa para entender o porquê da alternativa E ser a correta:
Afirmativa I: Uma chave estrangeira é um campo que referencia uma chave primária de outra tabela, ou em casos de auto-relacionamento, da mesma tabela. Isso permite que se estabeleça uma ligação entre as duas entidades, garantindo a integridade referencial. Esta afirmativa está correta.
Afirmativa III: No relacionamento 1-para-N (um-para-muitos), a chave estrangeira realmente está na entidade que está do lado de "N" (muitos), pois é a entidade que pode ter múltiplas ocorrências associadas à uma ocorrência única da entidade do outro lado do relacionamento. Esta afirmativa também está correta.
Afirmativa IV: Relacionamentos N-para-M (muitos-para-muitos) são mapeados em tabelas associativas (entidade de associação) que incluem as chaves primárias das entidades envolvidas. Essa tabela pode ter sua própria chave primária artificial, mas é crucial que ela contenha as chaves primárias das entidades que está associando para manter a rastreabilidade das relações. Esta afirmativa é correta.
A afirmativa II contém um erro ao descrever especialização. A especialização é um processo de definição de um conjunto de subentidades de uma entidade (superentidade) que têm atributos adicionais ou comportamentos específicos. Os conjuntos de relacionamentos não são tratados como entidades em uma especialização, e sim os subconjuntos da entidade original que são diferenciados com base em algum critério. Portanto, esta afirmativa está incorreta, o que significa que as alternativas que a incluem também estão incorretas (A e D).
Com base no exposto, apenas as afirmativas I, III e IV são corretas, e assim, a alternativa E é a resposta correta para a questão.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O item II trata-se de Agregação.
O item I está correto? Uma chave chave estrangeira pode fazer referência para uma chave primária da mesma tabela?
Item I:
As restrições FOREIGN KEY podem fazer referência a outra coluna da mesma tabela. Isso se chama autorreferência.
https://docs.microsoft.com/pt-br/sql/relational-databases/tables/create-foreign-key-relationships?view=sql-server-2017
___________________________
Alguém poderia explicar o item IV ?
Sobre o item IV: https://sites.google.com/site/uniplibancodedados1/aulas/aula-7---tipos-de-relacionamento
Galo Forte, as relações feitas em muitos para muitos acabam gerando uma terceira relação onde serão armazenadas as ocorrências entre as duas tabelas e que terá um identificador próprio para cada linha.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo