Se, durante a apreciação da lei orçamentária anual de um mun...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (31)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
É como se esses dispositivos pegassem carona no processo legislativo orçamentário especial, mais célere.
Esses dispositivos que compunham a LOA e que não guardavam pertinência nenhuma com seu conteúdo eram chamados de “caudas orçamentárias", por isso esses orçamentos eram chamados de “orçamentos rabilongos".
E é exatamente isso que a Câmara Municipal desse município em questão está tentando fazer, não é mesmo? Lei Orçamentária Anual (LOA) não é lugar de conceder reajuste salarial aos servidores. Entenda: a LOA pode conter a dotação necessária para a concessão desse reajuste, mas não pode conceder o reajuste propriamente dito.
Então, o princípio da exclusividade serve justamente para evitar essas “caudas orçamentárias" e os “orçamentos rabilongos"; serve para que o orçamento seja só um orçamento, com a previsão das receitas e a fixação das despesas, e só! Ou seja: o princípio da exclusividade preceitua que, em regra, a LOA não poderá conter matéria estranha à previsão da receita e à fixação da despesa.
Quer ver como esse princípio está disposto na legislação? Então confira aqui na CF:
Art. 165, § 8º A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.
Vejamos as demais alternativas:
a) Errada. De acordo com o Manual Técnico de Orçamento (MTO) 2020, o princípio da unidade (ou totalidade) dispõe que o orçamento deve ser uno, ou seja, cada ente governamental deve elaborar um único orçamento.
b) Correta, de acordo com os comentários acima.
c) Errada. O princípio da anualidade (ou periodicidade), de acordo com o MCASP 8ª edição, delimita o exercício financeiro orçamentário: período de tempo ao qual a previsão das receitas e a fixação das despesas registradas na LOA irão se referir.
d) Errada. Segundo o MCASP 8ª edição, o princípio da legalidade apresenta o mesmo fundamento do princípio da legalidade aplicado à administração pública, segundo o qual cabe ao Poder Público fazer ou deixar de fazer somente aquilo que a lei expressamente autorizar, ou seja, subordina-se aos ditames da lei."
e) Errada. Conforme MCASP 8ª edição, o princípio da universalidade determina que a LOA de cada ente federado deverá conter todas as receitas e despesas de todos os poderes, órgãos, entidades, fundos e fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público.
Gabarito do professor: Letra B.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab. B
A lei orçamentária deve tratar EXCLUSIVAMENTE sobre receitas e despesas. Nada além disso.
Qualquer outro assunto, que vá além destes, fere o princípio orçamentário da exclusividade.
A - Errado
UNIDADE --> Deve existir apenas um orçamento para cada ente federativo.
C- Errado
ANUALIDADE --> A lei orçamentária é elaborada para o período de um ano. Aqui no Brasil a duração do orçamento coincide com o ano civil.
D- Errado
LEGALIDADE --> O orçamento é objeto de lei. O gestor só pode fazer o que a lei orçamentária permite fazer.
E- Errado
UNIVERSALIDADE --> O orçamento deve conter as despesas de "todo mundo." Todos os poderes e seus órgãos, entidades da administração direta e indireta.
EXCLUSIVIDADE
O princípio da exclusividade, previsto no § 8° do art. 165 da CF, estabelece que a LOA não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa. Ressalvam-se dessa proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e a contratação de operações de crédito, ainda que por Antecipação de Receitas Orçamentárias - ARO, nos termos da lei.
Pessoal, estou divulgando por meio do Instagram dicas, macetes, resumos e leis esquematizadas. Amostra da LRF disponível.
https://www.instagram.com/leis_esquematizadas_questoes/
Bons estudos!
Exclusividade = Apenas receitas e despesas, além das exceções constitucionais.
Famosa calda orçamentária, que é vedada em decorrência do pcp. Da exclusividade.
Ok que o princípio da EXCLUSIVIDADE diz que somente assunto pertinente à previsão de receita e fixação de despesa deve constar na LOA, porém existe uma EXCEÇÃO DESSE PRINCÍPIO, que é a autorização de crédito suplementar, inclusive por antecipação de receita orçamentária (ARO).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo