Os itens de cuidado ao paciente são classificados em três ca...
Os itens de cuidado ao paciente são classificados em três categorias. Essas categorias são baseadas no risco potencial para a ocorrência de infecção associada com a intenção de uso. Essa classificação é usada para determinar o tipo mínimo de processamento pós-tratamento necessário. Sobre as três categorias, considere as assertivas abaixo.
I. O instrumental crítico é usado para penetrar tecidos moles ou osso. É o que tem maior risco de transmitir infecção e deve ser esterilizado pelo calor. São exemplos de instrumental crítico os fórceps, os bisturis, os cinzéis ósseos, as curetas e as brocas.
II. O instrumental semicrítico encosta na membrana das mucosas ou em pele não intacta e tem risco menor de transmissão. São exemplos de instrumental semicrítico os posicionadores de raio-X, os fórceps de lençol de borracha e os porta-amálgamas.
III. O instrumental não crítico tem o menor risco de infecção porque faz contato apenas com a pele intacta, que é uma barreira eficaz para microrganismos. Após usado em cada paciente, esse material deve ser limpo e processado com desinfetantes de baixo nível. São exemplos o avental de chumbo e as ponteiras de luz de fotopolimerização.
Quais estão corretas?