A umidade relativa muito baixa provoca o ressecamento e o en...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q282977 Museologia
Com relação à preservação e conservação de materiais em madeira,
julgue os próximos itens.
A umidade relativa muito baixa provoca o ressecamento e o encolhimento das madeiras, assim como o surgimento de danos e distorções nas peças feitas desse material.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é C - certo.

Vamos entender por que essa alternativa está correta e explorar um pouco mais o tema de conservação e preservação de madeira.

Materiais de madeira são altamente sensíveis a variações na umidade relativa do ar. Quando a umidade relativa é muito baixa, a madeira tende a perder umidade rapidamente. Isso pode resultar em ressecamento e encolhimento das fibras da madeira. Esse processo compromete a integridade da peça, podendo causar danos e distorções.

Esses efeitos ocorrem porque a madeira é um material higroscópico, ou seja, ela absorve e libera umidade conforme o ambiente muda. Se a umidade do ar está baixa, a madeira perde água para o ar, e isso pode causar rachaduras, deformações e até descolamento das camadas em peças compostas ou revestidas.

É essencial para a preservação de objetos de madeira que a umidade relativa seja mantida em níveis estáveis. Geralmente, recomenda-se que esta variação seja mantida entre 45% a 55% para minimizar os riscos de danos.

Como não há alternativas incorretas para discutir, uma vez que a questão apresenta apenas uma afirmação a ser julgada como correta ou incorreta, focamos na explicação do porquê a opção correta faz sentido dentro do contexto da conservação preventiva.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

As altas temperaturas favorecem a aceleração da ação biológica. Por isso, mantenha a temperatura estabilizada no mais baixo e confortável nível possível; 20º C é um valor aceitável.

A luz altera as cores naturais da madeira e desbota tecidos e couro dos móveis estofados. O nível adequado de luz para a maioria dos objetos não deve passar de 200 lux. Os objetos feitos com madeira sem tratamento podem ficar sob até 300 lux.

A poeira, além de ser um abrasivo, serve também como fonte de alimentação para o mofo e pode facilitar a infestação de insetos.

Fonte: http://www.dac.ensino.eb.br/docs/ligislacao/normas_patrimonio/06.pdf

A umidade relativa do ar muito baixa faz com que muitas madeiras sequem e se contraiam, acarretando danos e distorções, se o movimento implícito no processo for restrito por partes adjacentes da estrutura. Por exemplo, uma folha pode descolar-se e soltar-se caso o seu movimento ocorra numa intensidade e/ou sentido diferentes dos da superfície que está por baixo. As madeiras tendem a se expandir e contrair de maneira muito mais intensa no sentido perpendicular às fibras do que no

sentido das fibras, embora o movimento preciso dependa do tipo da madeira e de como ela tiver sido cortada e trabalhada


(...)

No extremo oposto, muita umidade faz as madeiras empenarem e incharem. Um nível muito alto de umidade pode favorecer ou

acelerar o apodrecimento, o desenvolvimento de mofo ou fungos, infestação por insetos e depreciação das colas. Mobiliário

colocado em contato com paredes externas ou pisos úmidos está sob alto risco, porque absorve umidade dessas superfícies.

Mantenha os objetos distantes de paredes externas e proteja osfundos ou pés dos móveis do contato direto com pisos úmidos

Fonte: http://www.usp.br/cpc/v1/imagem/download_arquivo/roteiro9.pdf

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo