A estrutura vertical refere-se ao aparato que envolve três ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1970322 Administração Geral
A estrutura vertical refere-se ao aparato que envolve três fatores principais: a hierarquia administrativa, a amplitude de controle e o grau de centralização ou descentralização do processo de tomada de decisões da organização. A respeito desses fatores, assinale a alternativa correta.  
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Segundo Chiavenato (2009), cadeia de comando é “uma linha contínua de autoridade que liga todas as pessoas de uma organização e que mostra quem se subordina a quem". Na oportunidade, cabe destacar que a cadeia de comando se associa a dois Princípios Gerais da Administração prevista na Teoria Clássica de Fayol, Unidade de Comando e Cadeia Escalar.

Hierarquia Administrativa é um modelo organizacional da administração que liga dois ou mais órgãos e agentes com atribuições comuns para vinculá-los e conferir ao superior hierárquico o poder de direção e impor aos subalternos uma ordem.

Em face de exposto, temos que o conceito que mais se aproxima é o de cadeia de comando como uma consequência da divisão do trabalho e ela existe para assegurar que o trabalho pulverizado entre os diversos componentes da organização seja devidamente executado.

GABARITO DO PROFESSOR: LETRA “E".

FONTE:
CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública. 2ª Ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Resposta: E

Pontos importantes sobre a estrutura vertical:

• Hierarquia administrativa (Refere-se ao número de níveis de administração que uma organização adota para assegurar a realização das tarefas e o alcance de seus objetivos. É uma consequência da divisão do trabalho.)

• Divisão do trabalho (É a especialização do trabalho. É o grau em que as tarefas organizacionais são divididas e fragmentadas em atividades separadas. Os empregados, dentro de cada unidade organizacional, desempenham somente as tarefas relevantes à sua função especializada. Quando a especialização do trabalho é exagerada, os empregados se especializam em tarefas simples e repetitivas, por isso, muitas organizações estão abandonando esse princípio, ampliando cargos para proporcionar maiores desafios e atribuindo tarefas a equipes de modo que os empregados façam rotação entre as várias tarefas desempenhadas pela equipe.)

• Cadeia de comando (É uma linha contínua de autoridade que liga todas as pessoas de uma organização e que mostra quem se subordina a quem. Todas as pessoas na organização devem saber a quem se reportar e quais os níveis administrativos sucessivos que levam ao topo.)

• Autoridade (É o direito forma e legítimo de tomar decisões, dar ordens e alocar recursos para alcançar objetivos organizacionais desejados. Atualmente, mais importante do que a base hierárquica da autoridade é a forma da liderança. O líder influencia as pessoas não pela sua posição funcional e hierárquica, mas pelas suas características pessoais.)

• Responsabilidade (É o dever de executar a tarefa ou atividade atribuída a um funcionário.)

• Atribuição (É o mecanismo através do qual a autoridade e a responsabilidade são distribuídas entre as pessoas ou órgãos da organização.)

• Delegação (É o processo pelo qual o administrador transfere autoridade e responsabilidade aos seus subordinados abaixo na hierarquia.)

• Amplitude Administrativa (Amplitude de Controle. Significa o número de empregados que devem se reportar a um administrador.)

GAB E

A cadeia de comando é um conceito que já foi tido como o alicerce para a estruturação de uma organização. É ela que indica a linha de autoridade que vai do topo da organização até a sua base. É a hierarquia da organização.

Dois conceitos ligados à cadeia de comando que merecem ser mencionados são o conceito de autoridade e de unidade de comando.

  1. A AUTORIDADE (PRINCÍPIO ESCALAR) se refere ao direito do detentor de uma posição de dar ordens e dessas ordens serem atendidas pelo funcionário.
  2. A UNIDADE DE COMANDO, princípio da Administração Clássica de Fayol, afirma que cada pessoa pode ter apenas um chefe, não devendo haver nenhum caso de dupla subordinação. 

...........................................................................................................................................

FONTE: MEUS RESUMOS

OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)    

'A cadeia de comando é uma linha contínua de autoridade que liga todas as pessoas de uma organização e mostra quem se subordina a quem. Ela está associada a dois princípos enunciados pela Teoria Clássica da Administração: princípio da unidade de comando e princípio escalar." Chiavenato.

sobre a letra d

A hierarquia administrativa é uma consequência da divisão do trabalho, ou seja, ela existe para assegurar que o trabalho pulverizado entre os diversos componentes da organização seja devidamente executado.

A - Hierarquia administrativa

B - Divisão do trabalho

C - Divisão do trabalho

D - Hierarquia administrativa

E - Cadeia de comando

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo