Uma conexão à Internet, por meio de um provedor de acesso, p...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2010 Banca: FCC Órgão: TRE-AM Prova: FCC - 2010 - TRE-AM - Programador de computador |
Q35003 Redes de Computadores
Uma conexão à Internet, por meio de um provedor de acesso, pode ser compartilhada via NAT entre vários micros. O micro da rede que detém o endereço IP válido e que compartilha a conexão com os demais micros denomina-se
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: Alternativa B - default gateway

Vamos entender melhor o tema da questão.

Para que um microcomputador possa acessar a Internet em uma rede local, é comum o uso de uma técnica chamada NAT (Network Address Translation). Essa técnica permite que múltiplos dispositivos em uma rede privada compartilhem um único endereço IP público. Isso é essencial para que esses dispositivos possam se comunicar com a Internet, uma vez que os endereços IPv4 são limitados.

A questão aborda especificamente o conceito de compartilhamento de conexão via NAT. Para que isso aconteça, um dos dispositivos da rede precisa atuar como intermediário entre a rede interna e a Internet. Esse dispositivo é comumente chamado de default gateway.

Justificativa da Alternativa Correta (B - default gateway):

O default gateway é o dispositivo na rede local que possui um endereço IP válido e é responsável por encaminhar o tráfego para fora da rede local, ou seja, para a Internet. Ele funciona como a "porta de saída" da rede interna. Quando um computador na rede interna quer acessar a Internet, ele envia os pacotes de dados para o default gateway, que então os encaminha para o destino apropriado na Internet. O default gateway também faz o caminho inverso, isto é, recebe pacotes da Internet e os encaminha para o dispositivo correto na rede interna.

Vamos analisar por que as outras alternativas não são corretas:

  • Máscara de subrede (A): A máscara de subrede é usada para dividir uma rede IP em sub-redes menores, mas não tem relação direta com o compartilhamento de conexão via NAT.
  • Servidor DNS (C): O servidor DNS (Domain Name System) traduz nomes de domínio em endereços IP, mas não compartilha conexões de Internet.
  • Servidor DHCP (D): O servidor DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) atribui endereços IP dinamicamente aos dispositivos na rede, mas não é responsável pelo compartilhamento de conexão à Internet.
  • Servidor WEB (E): O servidor WEB hospeda sites e responde a solicitações HTTP/HTTPS, mas também não compartilha conexões de Internet.

Espero que tenha ficado claro o conceito de default gateway e como ele se aplica ao compartilhamento de conexão de Internet via NAT.

Se tiver mais alguma dúvida ou precisar de mais explicações, estarei aqui para ajudar!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

a) ERRADO. Máscara de subrede é apenas a máscara da rede interna. Nada mais.

b) CORRETO. Basta lembrar que default gateway = roteador (router). E uma das funções do roteador é se conectar com outros roteadores de outras redes. Portanto, é ele quem está na linha de frente, e é ele quem é reconhecido "lá fora".

c) ERRADO. DNS é um serviço que, basicamente, traduz endereços IPs em URLs.

d) ERRADO. DHCP fornece endereços IPs às estações de uma rede interna.

e) ERRADO. O servidor WEB armazena as páginas de um site.

b-

é graças ao nat que ipv4 ainda é usado

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo